Modelo: Morador mais velho do município completa 100 anos de idade

Domingos Vanzin nasceu no dia 26 de setembro de 1919

Foto: Ascom/Prefeitura

Na última semana, Modelo esteve em festa. O morador mais velho do município, Domingos Vanzin, completou 100 anos de idade no último dia 26. A Administração Municipal, Cras e Departamento de Assistência Social prestaram suas homenagens.

Domingos Vanzin nasceu no dia 26 de setembro de 1919 em São Marcos, Distrito de Nova Roma, Rio Grande do Sul. Casou-se aos 24 anos com Olivia (in memoriam) e tiveram 08 filhos. Todos gaúchos. Em solo riograndense, Domingos, além de ajudar seus pais, também trabalhou de peão em uma olaria, na fabricação de tijolos por dois anos, e nos parrerais na colheita de uvas e nas cantinas auxiliando na fabricação dos vinhos.

Mas em épocas de recursos escassos, resolveu depois de 40 anos partir para solo catarinense. Depois de uma longa viagem, após 500 quilômetros percorridos, chegaram na comunidade da Linha Cedro, município de Modelo-SC.

Atualmente, Domingos mora com o seu filho, Delvino, na cidade de Modelo. É um idoso ativo, mantem vínculos com a comunidade da Linha Cedro, participando do grupo de Idosos Esperança, toca gaita de boca, animando todos ao seu redor.

 No dia 01 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Idoso, e o município homenageou os seus idosos com um evento realizado no dia 26 de setembro, que coincidiu com o aniversário do Sr. Domingos. A data foi lembrada no evento e com muita emoção todos os presentes cantaram parabenizando o aniversariante pelo seu dia.

 Em outra ocasião, o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Cultivar, que atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, prestou à sua homenagem para Vanzin em uma visita na sua residência, onde presentearam o mesmo com cartazes, cantando músicas e ouvindo as suas histórias. Foi uma tarde emocionante, onde o encontro entre as gerações proporcionou muitos aprendizados.

A Administração Municipal de Modelo registra seu carinho e admiração pelo Sr. Domingos, pelos seus 100 anos e pela belíssima história que construiu na comunidade.


Imagens





https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina