Inaugurada a nova sede da Câmara de Vereadores

Plenário Luiz Moratelli conta com espaço para aproximadamente 200 pessoas

Ascom/Câmara

O dia 18 de outubro de 2019 ficará marcado para a história do Poder Legislativo de Nova Erechim. É que na última sexta-feira, foi oficialmente inaugurada a nova sede da Câmara de Vereadores do município. Em andamento desde o ano de 2009, o projeto da nova câmara, que tem mais de 700 metros quadrados de área, foi concluído neste ano. 

Durante o ato inaugural da última semana, também foi oficializado o nome do plenário, que passou a ser chamado de Luiz Moratelli. Familiares do ex-vereador e ex-presidente da Casa também marcaram presença para este importante momento da família. "É um dia muito especial. Com certeza um dos dias mais importantes para a nossa família, que historicamente vem colaborando muito com o desenvolvimento de nosso município. Diversos familiares já foram vereadores e contribuíram de sua forma", disse o filho de Luiz Moratelli, Fabiano, que foi escolhido para falar em nome da família.

A primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Nova Erechim foi empossada em 15 de novembro de 1965. Até o ano de 1997, as sessões eram realizadas em uma sala cedida pela prefeitura. Após este período, a Câmara conquistou autonomia financeira, e, por meio de recursos próprios, desvinculou-se do Poder Executivo, passando a realizar as sessões em uma sala alugada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em dezembro de 2009 ocorreu uma nova mudança e as sessões passaram a ser realizadas em uma sala alugada na Rua Santos Dumont.

Depois de aproximadamente 10 anos da aquisição do terreno, que ocorreu em 2009, a então nova sede do Poder Legislativo de Nova Erechim foi inaugurada. Em entrevista antes da inauguração, a atual presidente da Câmara, Eleni Remus Dal Vesco, lembrou da importância da nova estrutura para a comunidade. "É um espaço que não será utilizado apenas por nós vereadores, mas sim por toda a comunidade. Quero aqui ressaltar que esse projeto foi construído com inúmeras mãos, e coube a atual Mesa Diretora inaugura-lo. Estamos muito contentes com essa nova Casa que certamente vai melhorar o trabalho dos vereadores", disse a presidente, enaltecendo que o plenário conta com um auditório de aproximadamente 200 lugares que estará à disposição da comunidade para eventos.

O prefeito em exercício Ramirez Tápia também prestigiou o ato e lembrou da importância da independência dos poderes. "O nosso município vai completar 55 anos no próximo mês de dezembro e a estrutura do Poder Legislativo que estamos inaugurando certamente é muito importante para o trabalho dos vereadores. A prefeitura sempre se preocupou e colaborou para que essa obra acontecesse. Quando foi pensado em comprar o terreno lá em 2009 parecia um sonho, que agora se torna realidade".

Além do descerramento da placa de inauguração da câmara e do plenário Luiz Moratelli, outros dois momentos ocorreram na noite: a reinauguração da Galeria Lilás (que homenageia as mulheres eleitas na história do município) e a reinauguração da Galeria de Vereadores. Para a presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), Raquel Rachel Mohr Steiernagel, o trabalho do Poder Legislativo receberá um reforço com a nova sede. "Certamente vai colaborar com o trabalho dos vereadores, servidores e também com a comunidade local, que passa a ter um belo e moderno espaço para eventos. Em nome da Acamosc, queremos parabenizar todo o empenho dos vereadores que entregam para o município essa grande obra".

No seu discurso, a presidente Eleni declarou inaugurada a nova sede e aproveitou para informar que o prédio passará a ser autossustentável no consumo de energia elétrica. "Será a primeira Câmara de Vereadores de Santa Catarina a ser autossustentável, colaborando desta forma também com o meio ambiente", anunciou a presidente.

Depois da solenidade de inauguração, os presentes foram convidados para um coquetel que foi servido na nova câmara de vereadores, que fica localizada em frente ao parque de máquinas da prefeitura.



Imagens






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina