Educação Infantil recebe mais uma etapa de formação continuada

A formação continuada da Educação Infantil terá mais duas etapas

Ascom/Prefeitura
Foto: Ascom/Prefeitura

Os professores da rede municipal participaram de mais uma etapa de formação continuada para Educação Infantil. Conforme a coordenadora da Educação Infantil, Karen Ecco, a Secretaria de Educação tem um cronograma de atividades elaborado a partir da contratação da professora Claudia Cruz, que tem mais de 30 anos de atuação na rede de Educação Infantil e já prestou várias acessórias em nível de Ministério de Educação.

No mês de maio foi realizado o primeiro encontro e nesta semana, na segunda-feira (01), o encontro foi com os professores que atuam no Berçário I e II, Maternal I e Maternal II. Na terça foi realizada conversa foi com os professores de Pré-escola, 1º ano e Pré II.

Karen fala sobre a importância da formação continuada, "como a Educação Infantil do município iniciou em 2015 uma caminhada para a com a construção das diretrizes Curriculares da Educação Infantil pela região da Amosc, a Secretaria Municipal de Educação entendeu que esse processo tem que ser contínuo. A Educação Infantil está passando por um movimento no país, onde é imprescindível ver a infância e suas características com outro olhar, valorizando as experiências vivenciadas pelas crianças e também com a construção dos currículos para Educação Infantil. Por isso, para Pinhalzinho é muito importante essa reflexão e tem que acontecer não só com os professores, mas também com toda a comunidade, as famílias precisam saber e compreender esse movimento e olhar a criança nesta etapa tão importante não só como criança, mas como a principal etapa para construção de um adulto. E, esse olhar estamos tendo para a educação infantil", diz.

A assessoria da professora Claudia Cruz é para instrumentalizar os professores para que possam ter mais base teórica para resolver todas as questões que surgem no dia a dia, com as crianças nos contextos das instituições de Educação Infantil. "Nesta etapa tratamos mais especificamente sobre os ambientes de aprendizagem. Discutimos com os professores em um encontro anterior sobre planejamento, avaliação, pensando na implementação do currículo na Educação Infantil e agora tratando sobre os ambientes de aprendizagem, discutimos várias propostas para tornar o ambiente que as crianças circulam nas instituições, ambientes mais significativos para elas, pensado nas necessidades e brincar, de explorar, de interagir, de participar. Então, estamos pensando em várias propostas de ambientar os espaços da Educação Infantil com brinquedos, objetos, materiais, no sentido de tornar a vida e a aprendizagem das crianças melhor, com mais qualidade", afirma Claudia, acrescentando da importância dos professores estarem se reunindo para esses momentos. "Tudo isso ocorre para o bem das crianças, que é o objetivo principal de todos nós", aponta.

Para a professora de Artes da Escola Don José Gomes do Bairro Maria Terezinha, Andressa Cristina Vani, que trabalha com turmas do Pré I, Pré II e 1º ano, os processos formativos com a assessoria da Claudia são bem importantes. "Pra nós dentro da linguagem da arte só vem a somar como desenvolver a nossa pratica no dia a dia para com os alunos, que eles também possam ter melhores contribuições no desenvolvimento de suas habilidades. Já conhecia a Claudia algum tempo, sempre admirei a postura com que ela traz o enredo da Educação Infantil de uma forma mais poética, sempre interagindo com a natureza e a arte que possibilita a expressão do aluno, o desenvolvimento de habilidades, a cognição, oralidade, expressão e tudo isso vem auxiliar em nosso trabalho", ressalta.

A professora do maternal do CEIM Mairi Fátima Bolis Brusco e do Pré II do CEIM Pedro Simon, Janine Koelzer, é muito interessante esses encontros porque temos um grande enriquecimento do conteúdo. "A Claudia dá ideias de como fazer, conseguimos entender melhor os mapas e pra nós que estamos iniciando é muito interessante e as professoras que já estão há anos, em cada encontro conseguem sempre agregar algum conhecimento e aplicar na sala de aula", enfatiza.

A formação continuada da Educação Infantil terá mais duas etapas.


Imagens






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina