Penicilina Benzatina será aplicada nas UBSs de Pinhalzinho

04 Agosto 2017 10:45:01

A administração do medicamento não era realizada nas UBSs do município

Ascom/Prefeitura
Foto: Divulgação

O município de Pinhalzinho vai aplicar a Penicilina Benzatina (Benzetacil) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se for prescrita pelos médicos da unidade. A Penicilina Benzatina é um antibiótico administrado por via intramuscular para tratar infecções, como a sífilis congênita e sífilis adquirida.

A administração do medicamento não era realizada nas UBSs de Pinhalzinho. O desafio nas UBS é o receio dos profissionais de saúde da ocorrência de eventos adversos, principalmente a reação alérgica. No entanto, uma série de estudos demonstram que, na grande maioria das vezes, as reações adversas referem-se pela ansiedade, medo, sudorese, associados à dor ou à possibilidade de sensação dolorosa frente à administração de qualquer medicamento.

Conforme nota divulgada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) as reações alérgicas mais graves ocorrem em um número reduzido de pessoas, com frequência estimada de 0,04% a 0,2% e taxa de letalidade ao redor de 0,001%, o que de forma alguma justifica deixar de realizar a administração da penicilina nas UBS, frente às consequências de uma sífilis não tratada ou tratada de forma incorreta.

Considerando o aumento alarmante da sífilis, em especial da sífilis congênita (transmissão da doença de mãe para filho) no último ano no Estado de Santa Catarina o aumento de casos de sífilis adquirida e sífilis em gestantes em Pinhalzinho, que até o momento são 17 casos notificados somente neste ano, sendo quatro destes casos em gestantes, e conforme nota técnica divulgada pelo Cofen e Portaria 3161 de 27 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que reitera que a penicilina deve ser administrada nas UBSs, a enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Pinhalzinho, Camila Soligo Bernardi, em conversa com os diretores técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhalzinho, Dr. Pablo Basso Pucci e Dr. Antônio Fuzinatto, levaram em consideração que as UBSs têm todos os materiais exigidos pelo Parecer Cremec nº 32/2008 para a aplicação na mesma, ficou definido que: “Na presença do médico, nas UBSs poderá ser aplicada a medicação Penicilina Benzatina (Benzetacil) em pacientes com prescrição do médico da UBS. Por solicitação do médico ou enfermeira da unidade deverá ser realizado teste de sensibilidade antes da aplicação da medicação, ou ainda, por critério médico, outros exames complementares”. 





SOSDesaparecidos.fw.png

Enquete

Você acha que a Chapecoense vai se reerguer novamente?


https://www.facebook.com/imprensa.povo/
nova logo marca.png

Rua João Pessoa, 2231 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina