Sistema Estadual de Museus promove oficina, em Pinhalzinho

A capacitação teve como público-alvo profissionais atuantes nos museus da região

Pinhalzinho foi sede da oficina Educação Museal - teorias e práticas, promovida pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) nos dias 20 e 21 de novembro, na Hórus Faculdades. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Museológica do SEM e tem parceria com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Pinhalzinho, Museu Histórico de Pinhalzinho e Hórus Faculdades.

A capacitação teve como público-alvo profissionais atuantes nos museus da região. O objetivo foi proporcionar aos participantes uma compreensão da evolução e do panorama atual dos museus, normas técnicas e legislações que regulamentam o campo museal. Desta forma, o programa pretende contribuir com a democratização do acesso ao conhecimento técnico e colaborar com o desenvolvimento do setor museal em Santa Catarina.

Esta edição do programa atende ao eixo Educação Museal da Política Estadual de Museus. A oficina proporcionou aos participantes uma reflexão sobre as ações educativas e culturais no contexto das políticas museais brasileiras. O encontro foi ministrado por Maria Helena Rosa Barbosa e Sérgio Da Silva Prosdócimo, arte-educadores do MASC.

De acordo com o coordenador do SEM/SC, Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, que esteve em Pinhalzinho, o tema Educação Museal é importante porque museu é um espaço de educação não formal e por isso tem a sua própria forma de agir para a construção do conhecimento. "Museu é um espaço de memória, ele tem por função a preservação, a comunicação e a pesquisa. Em Pinhalzinho, temos o museu que trata da história da formação do município, da imigração, da formação social, então, pensar formas de agir com a educação em museu foi o objetivo da formação", destacou.


Imagens






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina