Secretária de Saúde de Nova Itaberaba visita Brasília para congresso

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais reuniu cerca de 5 mil pessoas

Foto: Divulgação

Na última semana, a Secretária de Saúde de Nova Itaberaba, Elizete Esposito Vortmann, esteve em Brasília representando o município no Congresso Nacional de Secretarias Municipais. O evento, que é um dos mais importantes encontros de gestores públicos da saúde do país, teve sua 35º edição e reuniu cerca de 5 mil pessoas, desde funcionários da rede pública a secretários, prefeitos e lideranças dos estados e do país.

Durante o evento, a Secretária de Saúde participou de uma amostra de experiências exitosas para o estado de Santa Catarina, onde as cidades puderam enviar seus projetos, e os considerados mais promissores foram expostos para servirem de exemplo aos municípios que queiram levar e aplicar as ideias a suas regiões.

Elizete relata que o evento era dividido em subeixos e temas variados, mas sempre focados na área da saúde e os recursos utilizados para este fim. "Também foi abordada a questão de novas políticas públicas, principalmente do Mais Médicos, que foi discutido muito, pois no nosso município ainda temos uma profissional do programa", comenta.

A Secretária também conta que o município esteve apoiando o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA), Luis Carlos Borges Cardoso, que defendeu mudanças na legislação nacional e pediu mais apoio dos governos Federal e Estadual aos Consórcios de Saúde. Cardoso ressaltou que, principalmente nos pequenos municípios, os Consórcios não conseguirem ofertar a ampla gama de serviços médicos e odontológicos especializados às suas populações. O presidente do CISA destinou sua fala ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e aos diversos secretários e deputados que estavam presentes no evento, exigindo novas mudanças e cobrando maiores recursos.

"Cada vez mais os municípios estão puxando para si responsabilidades que não são suas, e nesses consórcios grande parte do que é oferecido a nossa população não seria responsabilidade do município. Então, estamos na luta realmente para que essa conta seja dividida com os demais entes federados, não fique só conosco" relata Elizete.








https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina