Cooperativa de Produtores de Leite de Sul Brasil conta com mais de 80 associados

Iniciativa iniciou ainda em 2018 e engloba produtores da região

Foto: Divulgação

Em 2018, foi iniciado o projeto da Cooperativa dos Produtores de Leite, em Sul Brasil, que engloba produtores de leite da região. De acordo com Claudimar Ferrari, atualmente, a cooperativa conta com a parceria de mais de 80 produtores que entregam o leite através da cooperativa.  

A ideia do projeto iniciou há pouco mais de um ano, em 12 de dezembro de 2017. "Nós fizemos o estatuto e fundamos a cooperativa. Nossa ideia era, a princípio, fortalecer os produtores de leite formando um grupo, para conseguirmos comprar com preço melhor e também vender o nosso principal produto, que é o leite, e conseguir um valor melhor", explica Ferrari.

Participam da associação produtores de Serra Alta, Modelo, Irati e Jardinópolis. Segundo Ferrari, é necessário que a cooperativa tome cuidado para não englobar muito e perder o foco. "Nós estamos tendo esse cuidado para que não fique muito grande e perca o principal foco, que é, realmente, a nossa cooperativa. Nós trabalhamos com o sistema de cooperativa, no qual, o que temos, dividimos entre os cooperados. Esse é o nosso principal foco, em manter isso", comenta.

De acordo com Ferrari, a produção está próxima de chegar em um milhão de litros por mês, o que já torna a cooperativa muito maior do quando iniciou e, segundo ele, superando as expectativas iniciais. "Nós não imaginávamos que a cooperativa estaria no porte que está", acrescenta.

Quanto à agropecuária, hoje, já conta com diversos produtos que estão sendo vendidos e, dentro de algum tempo, será organizada uma inauguração, com ampliação, sem perder o objetivo de vender ao associado. "Claro que, se a pessoa não for sócia e quiser comprar, pode. Mas, tem um diferencial muito grande de preço para sócio e não sócio. Isso porque nós fizemos pensando no associado, no espírito cooperativista. Nós temos toda a linha que é mais aplicada na produção leiteira, e estamos dando descontos à preço de custo aos associados", explica Ferrari.

O produtor de leite, no entanto, além de obter os insumos para cadeia do leite com menor custo, também ganha mais sobre o litro do leite, o que são os objetivos da cooperativa. E, segundo Ferrari, no dia a dia com os produtores, se percebe que estão satisfeitos.

A partir de agora, as principais meta da associação, de acordo com Ferrari, são abrir a loja, fazer a agropecuária, andar firme, ampliar os fornecedores, conseguir comprar mais e poder repassar mais ao produtor, com preço melhor, e se estabilizar.







https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina