Sul Brasil: Agricultura e DMER cumprem agenda de serviços

Pastas também reforçam o pedido para economizar água

Ascom/Prefeitura
Foto: Rodrigo Kroth/Ascom Prefeitura

A secretaria de Agricultura e o Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER) de Sul Brasil tem trabalho intensamente neste início de ano. Apesar das equipes terem sido completas recentemente após o período de férias de vários servidos, os serviços não param e a população é atendida conforme as demandas.

Além dos serviços das pastas, também destacamos a questão da estiagem e os pedidos da secretaria de Agricultura em relação a fontes e bebedouros de água. 

Desta forma, vamos destacar os serviços realizados pelas secretarias na última semana e a agenda de trabalhos para esta semana. Primeiro, a demanda realizada de 13 a 17 de janeiro. 

- 15 valas de silagem em propriedades, entre limpeza, rompimento de pedras dentro das valas e cascalhamento, nas comunidade de linha Uru, São Carlos, Nova Esperança, Guavirova, Guajuvira, Alto Alegre e Três Amigos; 

- pontos de água em 10 propriedades atendidas: Linha Nova Esperança, Nova Aparecida e Alto Alegre; 

- Serviços de trator: atendimento em 10 propriedades, com plantio de milho e serviços de gobbi: Linha Três Amigos, Guajuvira, Guavirova, Barra Escondida, São Carlos, Progresso e Nova Aparecida; 

- Serviços de retroescavadeira: 20 propriedades atendidas, entre cidade e interior, com diversos serviços prestados, por exemplo, em colocação de terra, colocação de tubos, abrimento de valas de silagem; 

- O DMER trabalhou com patrolamento nas comunidades de linha Guajuvira, Guavirova e linha Nova. Também dois acessos de pátio de aviário, em linha São Carlos e Uru, e batimento de uma terraplanagem na linha Uru. 

Estiagem

Apesar da chuva dos últimos dias, ainda é puxado água pelo caminhão pipa para 30 famílias propriedades interior, principalmente nas comunidades de linha Alto Alegre, São Carlos e Nova Aparecida. Também está sendo levado água potável para cerca de 15 famílias. 

Pedidos

Além do pedido do governo municipal para que a população economize água, a secretaria de Agricultura alerta para que sejam cuidados e preservados os bebedouros e as fontes de água que são limpos pela prefeitura. 

A recomendação é que os locais sejam cercados, que seja feito um reflorestamento ao redor das fontes e bebedouros, para que seja preservado e cuidado, e evitar o acesso dos animais nestes locais. 

Programação da semana

Nesta semana o DMER dará continuidade nos serviços na linha Nova, Guavirova, Três Amigos, Uru, com patrolamento de estradas, cascalhamento de acesso a aviários. 

Já, a agricultura, está com os serviços de plantio, gobbi, valas de silagem e limpeza de fontes de água, conforme os serviços agendados na secretaria durante a semana. Além de puxar com água com o caminhão pipa para as propriedades.






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina