Facebook jornal.png

Em Foco

06 Abril 2018 14:00:00

Jocimar Borba

Um julgamento, muitas consequências

A quarta-feira (04) foi mais longa do que de costume, isto tudo, pois o país 'parou' para acompanhar um simples pedido de habeas corpus, para o ex-presidente Lula. Digo simples, pois habeas corpus são votados rotineiramente por varias esferas do nosso judiciário, mas o que estava em jogo é muito maior, é uma história politica, era o caráter do nosso STF , é o respeito com todos os juristas deste país e podemos dizer que era o respeito com uma parcela da população. Agora passamos as consequências destes atos, pois podemos ter um dos homens mais influentes da história mundial preso, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP), teremos mais uma vez o Brasil dividido em dois, os que apoiam e os que rejeitam o ex-presidente. A execução da prisão depende do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, em janeiro, condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão.

E agora

A defesa de Lula ainda tem possibilidade de apresentar um último recurso ao TRF-4, mas que não tem poder de reverter à condenação e absolver o ex-presidente. O prazo de 12 dias para apresentação desse recurso começou a contar no último dia 28 - o dia seguinte à publicação do acórdão, segundo o Tribunal. Depois de esgotada a "jurisdição" no tribunal, o TRF-4 enviará um ofício ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, comunicando a decisão. Caberá a ele mandar a Polícia Federal prender Lula. Mesmo depois do último recurso ao TRF-4, e da eventual prisão, a defesa de Lula ainda pode recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).


Desemprego no país

Um dado alarmante para os brasileiros foi divulgado pelo IBGE na quinta-feira passada. Segundo um balanço feito pelo instituto, o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2018. Isso significa que 13,1 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Além disso, o número de desocupados aumentou em 432 mil pessoas em relação ao trimestre encerrado em janeiro, quando 12,7 milhões de pessoas estavam sem emprego.

Gestão

O secretário de Agricultura de Pinhalzinho, Honorino Dalapossa esta conseguindo um grande passo no setor da apicultura pinhalense. Em conversa nesta semana ele me passou que a Associação dos Apicultores de Pinhalzinho esta saindo do papel. Acompanhei esta luta do secretário, pois ele não compactuava com os métodos utilizados nos últimos anos, assim na próxima quarta-feira dia 11 irá ocorrer à assembleia geral de constituição da associação, esta que dará uma nova cara para o setor, começando a sair de uma subsistência e começa-se uma possibilidade de criarmos mais uma fonte de renda para os agricultores. Parabéns secretário e a todos os produtores.


Novas advogadas

Na quarta-feira (04), a diretoria e a secretaria da Subseção da OAB de Pinhalzinho entregaram quatro novas credencias as Dra. Anelize Gregory, Dra. Bruna Vanessa Da Silva, Dra. Carlise Mara Magrin e Dra. Josiane Sampaio Donini. A Subseção da OAB de Pinhalzinho deseja as boas vindas às novas advogadas e muito sucesso em suas carreiras. Parabéns a todas!!!


Muitas percas

O PMDB é um dos partidos que mais estão perdendo lideranças nos últimos dias, há 15 dias o Deputado Estadual Antonio Aguiar, que tem sua base eleitoral no Planalto Norte, mais precisamente em Canoinhas deixou os 'Manda Brasa', e assinou ficha no PSD, nesta semana o Deputado Estadual Fernando Coruja, de Lages, cancelou filiação. Irá se inscrever no Podemos. Seu projeto é concorrer a uma das duas vagas no Senado Federal nas eleições de outubro. Ainda estuda sua desfiliação do PMDB o ex-prefeito e ex-deputado Edison Andrino de Oliveira, um dos fundadores de partido no Estado, seu caminho pode estar no PPS ou no Podemos, caso isso ocorra o politico irá levar uma grande quantia de lideres da capital para fora do PMDB, algo não esta dando certo para o Pinho Moreira.







SOSDesaparecidos.fw.png


https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 2231 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina