Facebook jornal.png

Em Foco

18 Maio 2018 11:40:00

Jocimar Borba

Falta emprego

E uma estimativa assustadora foi divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (17), segundo o instituto o Brasil hoje tem cerca de 27,7 milhões de brasileiros esperando por uma vaga de emprego. A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,7% no 1º trimestre de 2018, a maior da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012.


Veja o que são considerados trabalhadores subutilizados e quantos estavam nessa condição no 1º trimestre de 2018:

? 13,7 milhões de desempregados: pessoas que não trabalham, mas procuraram empregos nos últimos 30 dias;

? 6,2 milhões de subocupados: pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana, mas gostariam de trabalhar mais;

? 7,8 milhões de pessoas que poderiam trabalhar, mas não trabalham (força de trabalho potencial): grupo que inclui 4,6 milhões de desalentados (que desistiram de procurar emprego) e outras 3,2 milhões de pessoas que podem trabalhar, mas que não têm disponibilidade por algum motivo, como mulheres que deixam o emprego para cuidar os filhos.

Neste sentido se em nosso país os empreendedores fossem mais valorizados por toda a população e não visto como exploradores quem sabe este numero poderia ser menor, pois os empreendedores teriam mais força e vontade de ampliarem suas empresas. Outro quesito que atrapalha de mais os empresários é o tempo médio para a abertura de uma nova empresa, de acordo com dados do Banco Mundial (2014) o prazo para se abrir um negócio no Brasil é de 107 dias. Se você tiver sorte e uma boa assessoria, talvez consiga reduzir esse prazo.

Bauer acena para PSD e PP

O Senador Paulo Bauer (PSDB) esta em plena campanha eleitoral e na região do Alto Vale do Itajai ele ouviu o que mais se comenta nas reuniões da base dos tucanos pelo Estado, que seus correligionários não aceitam coligação com o MDB. Assim sendo Bauer sinalizou que também vê com bons olhos a coligação com o grupo do PSD - PP - PSB.


Alguém viu o presidente?

Quem anda mais sumido que nota de R$ 100,00 é o Deputado Federal e presidente do 'Manda Brasa' Mauro Mariani. O nobre Deputado teve seu brilho ofuscado a partir do momento que Eduardo Pinho Moreira assumiu em definitivo o governo catarinense, agora somente se fala no Governador Moreira. Parece que a 'jaqueta das vitórias' que o falecido Luiz Henrique da Silveira lhe passou veio sem o prestigio e o poder de persuasão com a base, sem contar que Moreira vem como um rolo compressor para cima do Deputado Mariani, na convenção do partido.


Hospital beneficiado

O Deputado Federal Esperidião Amin (Progressistas) destinou mais uma emenda a Pinhalzinho. Desta vez o Deputado destinou R$ 100 mil para o custeio dos trabalhos da Associação Hospitalar Beneficente, onde atende a toda região de Pinhalzinho. Segundo o presidente do Hospital Lauri Guilante são estes recursos que ajudam a manter o ótimo atendimento do Hospital a toda a comunidade regional. 








SOSDesaparecidos.fw.png


https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 2231 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina