Em Foco

Jocimar Borba

EU QUERO E TRABALHO POR UM BRASIL MELHOR

A vereadora Silvana Battisti Bugnotto (PP), usou a tribuna do povo na sessão de segunda-feira (17) para falar sobre as eleições 2018. Acompanhe o pronunciamento da vereadora.

Estamos a poucos dias do processo democrático mais importante do país, que é a escolha dos nossos representantes. O que estamos vendo até aqui, é que muitos dos nossos eleitores estão optando em não votar ou anular o seu voto. Simplesmente se omitirão.

 Principalmente no voto para deputado federal e estadual, sem saber, em muitos casos, que a eleição parlamentar é a mais importante, porque é dentro do congresso que saem as decisões políticas.

Por isso, cabe uma reflexão sobre o que leva o eleitor pensar e agir desta forma. Provavelmente são eleitores revoltados, indignados, decepcionados, até enojados com o que vimos e estamos vendo acontecer em nosso país. E, como protesto, como forma de reação, optam em não participar do processo eleitoral. No meu ver, uma decisão inútil, inócua, agravando a qualidade da representação, porque os eleitores dos corruptos, os próprios corruptos, aqueles que vendem o seu voto para votar estarão na fila, pouco se importando com o que vem pela frente, muito longe de pensar no futuro do país, e do outro lado, estão os indignados, aqueles que ficarão em casa, se omitindo, protestando, e mais adiante pagando a conta dessa baixa representatividade. Uma representatividade fraca, covarde e corrupta.

Ficar em casa, não votar, anular o voto como forma de protesto não é a melhor escolha e decisão. Precisamos eleger bons deputados, bons representantes, porque terminado o processo eleitoral, 513 deputados federais estarão eleitos, 40 deputados estaduais estarão eleitos, aprovados ou não por nós. Ao invés de nos omitirmos, temos que trabalhar para os bons, porque os maus estão trabalhando da pior forma que conhecemos.

Acredito que é dever nosso, enquanto agentes políticos, levar essa informação, para que esse erro não ocorra, que certamente terá precedentes gravíssimos no futuro. Eu quero, e trabalho por um Brasil melhor. Esse Brasil que queremos passa também por bons eleitores, eleitores que façam boas escolhas, que não vendam seu voto, eleitores que acompanham seus candidatos, eleitores que pesquisam e analisam o melhor candidato que o represente, e que após eleito , exijam dele(a) ética, responsabilidade e compromisso com a pátria. Quando demostramos desinteresse no processo eleitoral, pouco podemos exigir ou reclamar. Votar e um ato de cidadania.

Se o país é de todos nós, a política também tem que ser. Estamos em um momento importante, decisivo. O futuro esta na nossa mão, no nosso voto, nas nossas escolhas. Então, se omitir, anular o voto, não votar, não agrega em nada. A eleição não deixará de ter um vencedor, mas nossas convicções poderão deixar de ter visibilidade e força no próximo governo.

Faço das palavras da vereadora Silvana as minhas. Devemos participar desse processo democrático, votar com consciência e mostrar nas urnas que país que queremos. Parabéns vereadora pela iniciativa.


Piquenique cultura

O II Piquenique Cultural será realizado amanhã (22) na Praça Central, das 13h30 às 16h30. A promoção é do governo municipal de Pinhalzinho, por meio da Fundação de Esporte e Cultura. Várias atividades recreativas serão realizadas. O mesmo estava marcado para ocorrer no dia 25 de agosto, mas foi cancelado em função da previsão do tempo. Participe, faça parte e ajude a difundir ainda mais a cultura do nosso município.


27 anos

Nova Itaberaba está com uma vasta programação, durante todo este mês de setembro, para comemorar os 27 anos de emancipação. Neste fim de semana, dia 21, 22 e 23, ocorre o IX Rodeio, com provas de tiro de laço, provas campeiras, oração Ave Maria e baile com Marca do Fole. Já na quarta-feira (26), dia do aniversário do município, diversas atrações estão marcadas, como a sessão solene em homenagem ao movimento de mulheres camponesas, almoço comemorativo, rua do lazer, feira do artesanato, show com a banda Céu e Canto e corte do bolo dos 27 anos. Parabéns Nova Itaberaba. Aqui também quero parabenizar o prefeito Marciano, pelo excelente trabalho que está desenvolvendo em benefício à população e para o progresso do município.