Clima

A transição do La Ninha para o El Ninho

27 Maio 2016 13:49:45

Marcos Niederle

Muitos agricultores vem nos perguntando se temos informações a respeito da transição do fenômeno El ninho para o La ninha. Temos acompanhado a evolução dessa transição e vamos deixar o leitor do Imprensa do Povo informado ao longo desse ano.
Através do gráfico disponibilizado mensalmente pelo Centro de Previsões Climáticas dos EUA, podemos acompanhar de forma simples e fácil entendimento a evolução desse fenômeno. O gráfico a seguir mostra a evolução da transição de um fenômeno para o outro comparado com os dois últimos mais intensos registrados nas últimas décadas, o de 1983 e 1998.
Nesses dois anos a temperatura do oceano pacífico esfriou até -1,5º C da normalidade. Outros dados do mesmo centro de previsões, apontam que, toda vez que o El ninho é forte, na sequencia o La ninha se forma, as vezes com menor intensidade, é verdade, mas acaba chegando.
Podemos notar até o momento que o atual esCLIMA
tágio de transição está na mesma direção dos fenômenos registrados em 1983 e 1998. O que nesse momento é difícil de comentar, e os próprios meteorologistas falam isso, é a intensidade e o período que o La ninha chegará.
O que é provável, pelas previsões até o momento, é que a safra americana não seja atingida fortemente nesse ano, mas a safra sul americana tem grandes chances de ser atingida. Se a tendência do gráfico aqui exposto se confirmar, é provável que a safra de verão do Brasil seja afetada.
Em resumo, o que a meteorologia aponta e tenta nos alertar, é que podemos ter menos chuvas na safra 2016/2017. Nesse sentido é importante a avaliação e recomendação técnica para o melhor desempenho das lavouras e pastagens.
Nas próximas edições traremos mais informações sobre esse assunto, que afeta a vida de todos, seja no campo ou na cidade, pois, mesmo com toda informação e tecnologia que dispomos, a velha lei da oferta e demanda ainda dá as cartas quando o assunto é preço.







SOSDesaparecidos.fw.png


https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 2231 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina