O clima e o início do plantio no Brasil

Marcos Niederle

No último dia 22 de setembro terminou o vazio sanitário nos principais estados produtores do país, com as máquinas à postos, é hora de entrar plantando a todo vapor. Contudo, em algumas importantes regiões produtoras, ainda temos que aguardar a chuva para que os trabalhos se iniciem.
Aqui no sul o plantio da safra de verão já está a todo vapor desde o inicio de setembro e a safra está sendo plantada dentro da normalidade. Até o momento não há falta de umidade no solo e algumas lavouras estão com as plantas nascidas e em desenvolvimento.
Nesse inicio de plantio é fundamental que a umidade do solo esteja adequada para a germinação e desenvolvimento das lavouras.
O recente mapa do USDA que mostra a umidade do solo até o dia 10/09/2016 mostra um grande déficit no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) como um todo. A exceção são os estados do sul do país que apresentam umidade entre 90 a 100% e por isso, não devem apresentar problemas com atrasos no inicio do período de plantio. Os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul apresentam uma situação mediana que não deve ser prejudicial para o inicio do ciclo de plantio.
Até o momento o fenômeno La niña, apresenta um padrão inverso de um La Ninã normal (seco no sul e úmido no norte). As principais agencias climáticas do mundo ainda estão indecisas sobre a intensificação ou mesmo manutenção do fenômeno durante a temporada de cultivo na América do sul.
Outra característica do La Niña é o excesso de chuvas na Ásia, principalmente a região que compreende a índia até a Tailândia. Essas regiões todo ano são atingidas pelas famosas monções, tempestades que causam muitos danos e enchentes por lá. Segundo o NOAA (Agência americana que monitora o clima), as monções esse ano estão vindo com menos intensidade, o que sugere que o La niña está neutro no momento.
Os mapas que monitoram o fenômeno estão indicando até o presente, que o La niña talvez seja neutro durante a safra de verão no Brasil, o que não prejudicaria as lavouras e se tivermos chuvas dentro da normalidade, a safra será cheia. Vamos acompanhando.







https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina