Educação

Veja dicas de estudo para a reta final do Enem

Foto: Reprodução

Com a pandemia da Covid-19, e as aulas suspensas, o estado de Santa Catarina promoveu aulas a distância para lidar com o conteúdo. Nesse novo formato, estudantes de todas as regiões tiveram que estudar por seus próprios meios, principalmente aqueles que estão em idade de sair da escola e adentrar em uma universidade.

A professora licenciada em Ciências Biológicas e Química, Michele Magrini, atuante em duas escolas da região, deixa algumas dicas para quem vai fazer a prova do Enem ou Vestibular nos próximos dias.

Primeiramente ela recomenda conhecer o edital e conteúdo programático das provas, pois ali estarão as orientações, o conteúdo por disciplina, a lista das obras literárias e também qual é o cronograma a ser seguido até o dia da prova.

Também é importante manter uma rotina nestes últimos dias, a organização é essencial para ter um melhor rendimento nos estudos. Michele recomenda fazer pausas, alimentar-se bem, monitorar as horas de sono e praticar atividades físicas ou de relaxamento/meditação e manter o local de estudo organizado.

Para mandar bem na prova, é importante manter-se atualizado, de acordo com a professora, muitos dos assuntos das provas, inclusive a redação, dão ênfase a temas bastante atuais. É muito importante estar atento às principais notícias e atualidades, mas não perder o foco e o contato com as bibliografias.

Para facilitar no estudo dos últimos dias, ela informa que mapas mentais auxiliam sobre os assuntos que o estudante tem maior dificuldade. Resumos, podcasts, ler em voz alta ou gravar áudios sobre os conteúdos e depois ouvir também podem ajudar algumas pessoas a aprender melhor. Conforme Michele, alguns aprendem mais ouvindo ou lendo, outras pessoas por recursos visuais, entre outras técnicas.

Praticar é importante, e para isso o estudante pode responder exercícios prontos. "É na hora do exercício que surgem as dúvidas, praticando questões percebemos em qual ponto estamos fracos e podemos realinhar no momento do estudo. Assim trabalhamos também com a interpretação das questões", afirma a professora. Ela aconselha manter o celular e outros aparelhos eletrônicos longe durante o estudo, e se não for possível, desativar as notificações.

NO DIA DA PROVA

Chegue cedo, lembre-se que no primeiro dia, as provas terão cinco horas e meia de duração, começando às 13h30 e terminando às 19h30. O segundo dia tem meia hora a menos. Leve os documentos, cartão de confirmação, e caneta azul ou preta de material transparente. Michele recomenda levar água e algo para comer, como chocolate ou frutas, alimentos que podem proporcionar mais energia.

Fonte: RCN.






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina