Rotary International comemora 116 anos

Foto: Divulgação/Rotary Club Pinhalzinho

Na próxima terça-feira (23), o Rotary International, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais nas comunidades, comemora 116 anos.

É uma organização sem fins lucrativos e com maior capilaridade do mundo: tem aproximadamente 1,3 milhão de associados voluntários em 36.331 clubes distribuídos em 218 países e abrangidos por 528 distritos. No Brasil, são 52.370 sócios em 2.405 clubes de 31 distritos rotários que realizam trabalhos que geram impacto positivo tanto em nível local ou internacional.

Os clubes da região Oeste de Santa Catarina fazem parte do Distrito 4740, que compreende uma extensão que vai do extremo oeste até a Serra. Atualmente são 53 clubes e mais de 1,2 mil associados. Um deles é o Rotary Club de Pinhalzinho, que existe há 49 anos. Durante esse período, realizou inúmeros projetos, entre os quais destaca-se o mais recente: a aquisição de um mamógrafo com parceiras do município de Pinhalzinho, Rotary de Encarnacion (Paraguai) e da Fundação Rotária. O aparelho foi entregue ao Hospital de Pinhalzinho, o qual atende as munícipes pinhalenses e da região. O investimento total foi de, aproximadamente, R$ 370 mil.

História do Rotary
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.

As raízes da iniciativa de erradicação da pólio pelo Rotary
Em 1979, o Rotary lançou um projeto para imunizar seis milhões de crianças contra a pólio nas Filipinas. O sucesso da iniciativa levou a organização a fazer da erradicação da poliomielite sua principal prioridade. O sucesso do projeto levou o Rotary a tornar a erradicação da pólio uma prioridade global, em 1985. Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Hoje praticamente está erradicado no mundo todo.






https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina