Secretária da Saúde de Nova Itaberaba relata atividades realizadas

Imprensa do Povo
Foto: Divulgação

Todos os municípios do estado e da região sofreram e ainda sofrem com a Covid-19. Muitos tiveram que se reinventar, principalmente na área da saúde, por conta da grande demanda de tratamento para o coronavírus. Em Nova Itaberaba não foi diferente, a secretária da Saúde Marines Kleinschmidt Zamboni destaca que por conta do grande aumento de casos do Covid-19 diversas mudanças tiveram que ser feitas.

A principal mudança ocorreu na ampliação dos horários de atendimento, que passaram a ser da 7h até às 19h, sem intervalo ao meio-dia. "Foi feito ajuste de escalas de plantões dos médicos, da equipe de enfermagem e da administrativa para podermos contemplar a população com esse horário estendido", informa a secretária.

Outra mudança que ocorreu foi a contratação da médica Bruna Barcala, direcionada para o atendimento de casos relacionados à Covid-19 e que também irá substituir a médica Vivian Steuernagel, que está de férias. "A partir disso, a médica Bruna fica quatro horas a mais conosco para dar o suporte a população de Nova Itaberaba em relação aos atendimentos do Covid-19", diz.

Outro médico é Antônio Carlos Gonsalves Braga, que está iniciando os atendimentos com grupos de diabéticos, hipertensos e hepatite B, que até então estavam parados. "Tivemos um ano bem tumultuado ano passado. Em virtude da pandemia esses programas ficaram desassistidos, então a preocupação é em relação ao retorno e como devemos olhar esses grupos de uma forma mais carinhosa", comenta.

Os atendimentos então sendo direcionados e agendados conforme o nível de urgência do paciente, todas as pessoas passam pelas enfermeiras antes dos atendimentos e agendamentos. "Não é livre demanda como era há um certo tempo atrás, é tudo controlado e fiscalizado pelas enfermeiras, então não é simplesmente chegar e agendar, o paciente tem que estar dentro desses programas ou estar com algum exame muito alterado que necessita realmente da avaliação do médico". As consultas com os clínicos gerais voltaram na metade do mês de março após um período paradas.

Marines aponta que outra atividade que irá voltar na primeira quarta-feira (7) do mês de abril é a saúde do trabalhador. A agenda vai estar aberta a partir desta data e também vai ser controlada através da unidade pelas enfermeiras. A secretária pede que todas as pessoas que trabalham em empresas do município e que precisam de atendimento procurem a unidade de saúde ou façam o contato pelo telefone (49) 3327-0062.

"A saúde do trabalhador que a gente sempre prioriza é realmente trabalhando com as pessoas que estão comprometidas com a empresa no horário integral de trabalho. Estamos retornando com este projeto que está parado há bastante tempo e que precisamos reativar devido à dificuldade de acesso dos trabalhadores de empresas aos serviços da saúde pública", finalizou







https://www.facebook.com/imprensa.povo/
Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina