logo RCN

BR-282 pede socorro

Comunidade se mobiliza para reivindicar por melhorias da BR-282

Uma manifestação foi realizada na tarde de sábado (11), organizada por lideranças dos municípios de Pinhalzinho e Nova Erechim. O objetivo foi reivindicar melhorias para a BR-282, que é a principal rota de escoamento da produção do Oeste catarinense.  

Em um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) o trajeto entre Chapecó a São Miguel do Oeste é considerado um dos mais perigosos, com pavimento mais prejudicado.

Entre 2018 e 2019 investimentos por parte do governo federal foram anunciados e parte da obra foi executada, mas em pouco tempo as melhorias ficaram inconclusas, deixando o trânsito ainda mais inseguro.

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, posto de Maravilha, de janeiro a novembro de 2019, dezembro a janeiro de 2020, 42 óbitos foram registrados, sendo 22 óbitos no local, 178 pessoas tiveram ferimentos leves e 70 pessoas ficaram gravemente feridas em acidentes.

Após as manifestações e pronunciamentos de lideranças, um documento foi elaborado para ser entregue ao Ministério dos Transportes.


Pronunciamentos

O vereador de Nova Erechim, Edilson Ferla, um dos idealizadores do manifesto, salientou que indignado com as condições da BR-282, cansado de ouvir a população reclamar e de pegar na alça de caixões de amigos e familiares que perderam a vida em acidentes, resolveu aderir ao movimento e convocar as pessoas a participar através das redes sociais. Aos poucos lideranças de Pinhalzinho e Nova Erechim começaram a entrar em contato apoiando o movimento. "Precisávamos fazer esse ato para reunir a população e as autoridades ver que não estamos calados, juntar os documentos, vídeos, áudios, fotos, abaixo assinado e entregar as autoridades. Agora esse nosso movimento é permanente", ressaltou.

Com a palavra, o prefeito de Nova Erechim, Ramirez Tápia, destacou que não precisariam estar reivindicando por algo que é de direto. "Não podemos, apesar de tantos recursos e impostos que essa região contribui, estarmos andando em uma estrada com essa. Aqui passa o alimento que vai para o país inteiro, produtos de várias empresas que estão aqui instaladas. Esse ato é o início, mas vai precisar de vontade política para que os recursos saiam do papel e essa obra realmente seja concluída, da nossa parte, como prefeitos da região, vontade política não vai faltar", disse.

O prefeito em exercício de Saudades, Osmar Prestes, apontou que a região é de povo ordeiro, que investe, de empresários que se dedicam e fazem o possível para que o país cresça. "Muitas vezes participamos de reuniões em Brasília, com a promessa de que a BR-282 seria efetiva, mas são promessas, atrás de promessas e nunca acontecem as obras como teriam que ser. Não podemos mais aceitar essa BR que toda vez é remendada, sem fiscalização de quem executa a obra, é investido dinheiro e o resultado não vem, e as consequências disso são vidas ceifadas", disse.

O prefeito de Águas Frias, Ricardo Rolin, apontou que é uma vergonha a população do Oeste ser tão desprezada. "Tive um irmão que morreu na BR-282, tenho certeza que muitos também perderam amigos e famílias. Precisamos dar um grito, fazer valer o que o Oeste produz em relação ao resto do Estado de Santa Catarina e isso as autoridades vão ter que engolir. Vamos se unir, pressionar para que o governo realmente aplique os recursos necessários para fazermos essa recuperação", apontou.

Ricardo Maldaner, prefeito de Modelo, salientou que a rodovia que temos não é uma rodovia digna para ser usada, neste sentido precisamos fazer a nossa voz ser ouvida lá em Brasília. "O Brasil tem a situação da burocracia, primeiro precisamos de um orçamento, depois vêm os recursos, mas para 2020 tem o orçamento de R$ 30 milhões de parlamentares, da deputada Caroline de Toni, do deputado Celso Maldaner e do senador Jorginho Mello. Mas isso é orçamento, o financeiro é depois que a empresa executa a medição e em muitas vezes, depois o recurso não vem e a obra para. Esse é um problema que enfrentamos quanto gestores em qualquer obra com recursos", enfatizou.

O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, relembrou que a obra da BR-282 teve início em 2015, quando onde ouve uma licitação, um consórcio vencedor e após uma impugnação dessa licitação para outra empresa. O caso se estendeu por um ano nos tribunais e quando foi resolvido, o valor da obra foi licitado por R$ 153 milhões, no trecho compreendido de Chapecó a São Miguel do Oeste. "No final de 2018, o Governo Federal disponibilizou R$ 9 milhões para iniciar as obras. Em 2019 iniciou todo esse trabalho de movimentação de terra e gastaram os R$ 9 milhões e um pouco mais, como a empresa não recebeu, decretaram uma paralização. A Superintendência do DNIT em Santa Catarina, disponibilizou mais R$ 8 milhões que eram recursos para tapa buracos, para que as obras da 282 não parassem. As obras continuaram e foi gasto mais esse recurso, até que as empresas pararam novamente por falta de recurso. Mais R$ 19 milhões foram disponibilizados, dos quais, R$ 7 milhões as empresas já executaram, faltam R$ 12 milhões ainda empenhados para que as empresas voltem a trabalhar", destacou.

Woitexem apontou ainda, que em 2018, na abertura do Itaipu Rural Show, fez a proposta aos deputados federais presentes, para que se unissem e falassem ao presidente que os projetos somente seriam votados se o dinheiro para a revitalização da BR-282 fosse depositado, mas lamentavelmente não foi isso que os deputados fizeram. "Se no Brasil não houver esse tipo de pressão a obra não acontece. Esse recurso não é para cada um de nós, é para Santa Catarina, para que a nossa produção possa escoar e levar mais dinheiro para os cofres do Governo Estadual e Federal e consequentemente para os nossos municípios, para atender a população", finalizou.

Em nome das Cooperativas, o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, salientou que o Oeste, Extremo Oeste e o Centro Oeste produzem 75% da exportação de Santa Catarina. "Os governantes tem a obrigação, é justo com nós. Somente a Cooperativa Itaipu pagou em 2019 mais de R$ 22 milhões em impostos", mencionou.

O presidente da Associação Comercial de Pinhalzinho (Acip), Sérgio Matte, falou representando todos os empresários. Disse que os trabalhadores e empreendedores geram riqueza e isso gera impostos. "Será que isso não pode voltar um pouco mais para nós, será que as autoridades não podem ser honestas, pelo menos para nos explicar como funciona o repasse do recurso público, ou seja, o recurso vem? confirmem se vai ser executada a obra, pois já ouvimos de muitas empreiteiras e empresas que fazem a obras e não recebem do Estado", apontou, acrescentando que a Acip é parceira nesta mobilização.


Retomada dos trabalhos

De acordo com o Engenheiro do DNIT, Diego Fenando da Silva, alguns problemas com repasse de recursos foram enfrentados ao longo do ano de 2019. Em dezembro foram disponibilizados aproximadamente R$ 19 milhões. "Alguns trabalhos no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste foram retomados na semana passada e a nossa perspectiva é que na próxima semana sejam retomados no trecho entre Maravilha e Chapecó. Há uma previsão que sejam liberados aproximadamente R$ 80 milhões, sendo parte previsto na LOA 2020 e de emendas parlamentares. Porém, essa previsão dependerá da liberação por parte do Governo Federal", salienta.




CEIM Pedro Simon passa por reforma e ampliação Anterior

CEIM Pedro Simon passa por reforma e ampliação

Tecnologia é o foco principal do Itaipu Rural Show Próximo

Tecnologia é o foco principal do Itaipu Rural Show

Deixe seu comentário