logo RCN

Corrupção é tema do Café Palestra

  • Isabel Müller/IMP -

Duas palestras marcaram o evento, a primeira delas foi com o coordenador do Núcleo Jovem e a segunda com o promotor de justiça

Foi realizado na manhã de terça-feira (23) o Café Palestra do mês de maio, da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip). O evento é realizado todos os meses para proporcionar um momento de conhecimento e troca de experiência entre os empresários

Neste mês, o Café Palestra foi organizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) e duas palestras foram realizadas. A primeira delas foi ministrada pelo coordenador do Núcleo, Jocimar Borba, sobre o papel do Feirão do Imposto no impacto da corrupção no país, como tema de 2017, 'Chega de Mão Grande'.

Conforme dados apresentados, a carga tributária do país é de quase 33% do PIB. Cada brasileiro trabalha, em média, 150 dias no ano para pagar tributos. No ranking das 30 maiores cargas tributárias do mundo, o Brasil é o último colocado em retorno desses recursos em prol da população.

Os tributos não retornam porque estamos entres as nações mais corruptas do mundo. De 168 países analisados, ocupamos a 79º posição em corrupção. Além disso, as despesas públicas são elevadas, a cada ano, o equivalente a 13% das riquezas produzidas no Brasil são utilizadas para pagar gastos primários da União com pessoal e transferências de renda. Outro ponto é a ineficiência, onde a falta de planejamento, a burocracia e a falta de controle acarretam obras e serviços públicos caros, com atrasos e de péssima qualidade.

O tema do Feirão do Imposto de 2017 é 'Chega de Mão Grande', relacionado ao elevado índice de corrupção no Brasil. No sábado (27) o Brasil estará em mobilização contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos. O Núcleo Jovem de Pinhalzinho estará realizado uma ação na Praça Central e convida toda população para participar.

"Todo ano o NJE esta engajado na ação do 'Feirão do Imposto' e neste ano não poderia ser diferente, ainda por cima que o tema deste ano trás uma sequencia do tema do ano passado e casa perfeitamente com o atual cenário politico e econômico do país, onde toda a população não consegue mais viver desta forma, com tanta corrupção e falta de respeito por nós cidadãos", salientou o coordenador do NJE Jocimar Borba.

A segunda palestra do Café, também foi relacionada ao tema corrupção, ministrada pelo promotor de justiça da comarca de Pinhalzinho, Edisson de Melo Menezes, que ressaltou que a luta contra a corrupção precisa ser adotada pela sociedade. "O diagnóstico do Brasil está feito, dizem que está na UTI. O Brasil pode sair dessa? Acredito que sim, mas medidas práticas devem ser adotadas inevitavelmente. Quem acha que só o Ministério Público, a Lava Jato vai salvar o Brasil, está enganado. O Brasil, pós Lava Jato pode melhorar e até piorar caso não sejam adotadas medidas de legislação e mudanças de postura na sociedade", afirma o promotor.

Conforme o presidente da Acip, Alessandro Beltrame, somos corruptos e corruptores em pequenos atos que fizemos, e é preciso criar uma mudança de cultura. "O Brasil só terá uma mudança se mudar a cultura e isso deve começar pela educação, no nível primário da criança até que ela venha se formar cidadão e tenha opção de escolher da forma menos errada possível para que tenhamos bons governos no futuro", ressalta.

Integrantes do Núcleo Jovem Empreendedor entregaram a xícara símbolo do Café Palestra em agradecimento ao promotor.

O NJE também abordou o tema do 'Feirão do Imposto' na 1ª Feijoada do NJE, que ocorreu no CTG - Porteira do Pinhal, no sábado dia 13 de maio.

A feijoada contou com cerca de 140 participantes, onde também puderam conhecer um pouco mais sobre a carga tributária brasileira e os altos índices de corrupção no país.

Campanha Nacional de Vacinação é prorrogada Anterior

Campanha Nacional de Vacinação é prorrogada

Pinhalense lança livro de poesias Próximo

Pinhalense lança livro de poesias

Deixe seu comentário