logo RCN
Pinhalzinho

Equipe de combate a dengue realiza mais uma ação contra o mosquito

Todo dia os agentes se reúnem para traçar estratégias de visitação

Dos 28 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, 27 já criaram a Sala de Situação local, atendendo à principal diretriz do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, lançado no dia 6 de janeiro. Pinhalzinho está nesta lista, criando a sua Sala de Situação na segunda-feira, dia 11.

Nesta sexta-feira, em mais um dia de combate aos focos do mosquito, nesta primeira etapa de visitações que vai até 12 de fevereiro, feito um clique dos agentes de combate a endemias de Pinhalzinho. Todos preparados para enfrentar o calor e armados com as informações necessárias para conscientizar a população e as ferramentas para ajudar o cidadão a deixar sua casa, terreno, indústria ou comércio, livre de materiais e locais que possam acumular água parada. Garrafas, lixo, pratinhos de plantas, pneus velhos, entre outros, deverão ser eliminados.

Situação da dengue na cidade

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saude, Pinhalzinho registra até às 16 horas desta sexta-feira (15/01), 15 casos notificados de dengue, sendo que destes, dois foram confirmados e 13 estão aguardando resultado dos exames. Quaisquer outros números ou comentários que tragam informações diferentes destas apresentadas são inverídicos e devem ser desconsiderados.

Já sobre os focos do mosquito transmissor, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), o município registrou nestes primeiros 15 dias de janeiro de 2016 nove focos do Aedes aegypti, todos em armadilhas preparadas pela Vigilância Epidemiológica municipal.

Cuidado permanente e engajamento social

Conforme definição da Sala de Situação da Dengue em Pinhalzinho, uma grande arma contra o mosquito é o auxílio do cidadão nesta guerra contra o mosquito. É de fundamental importância a participação de cada cidadão ou recebendo bem os agentes da saúde, ou mesmo colocando em prática ações para eliminar os focos de água parada.

Sem o cuidado diário de cada um de nós pinhalenses, o mosquito irá de multiplicar!

Não espere ficar doente para tomar consciência!

Lembre-se: a dengue pode matar!

A dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Sorteio 'Realize seu sonho de Natal' da Acip/CDL Anterior

Sorteio 'Realize seu sonho de Natal' da Acip/CDL

Aberto processo seletivo para cadastro reserva de estagiários da prefeitura de Pinhalzinho Próximo

Aberto processo seletivo para cadastro reserva de estagiários da prefeitura de Pinhalzinho

Deixe seu comentário