logo RCN

I Encontro de ACIs reúne grande público

  • Isabel Müller/IMP -

Evento contou com oficinas, momento empresarial, painel vivencial político, jantar e confraternização. Participaram 37 municípios

Para proporcionar momentos de trocas de experiências e motivação, que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou o I Encontro de ACIs das regionais Extremo Oeste, Oeste e Noroeste, reunindo 37 municípios. Pinhalzinho foi sede deste grande encontro que reuniu 280 pessoas. O evento foi realizado na sexta-feira (26), no Grêmio Recreativo Pinhalense.

O tema do encontro 'Vencendo Fronteiras' teve como intuito demonstrar as fronteiras geográficas, quando do intercâmbio de experiências e boas práticas empresariais do Paraguai e Argentina. Bem como, as fronteiras entre público e privado.

O público alvo do 1º Encontro de ACIs foi o corpo técnico, presidentes e empresários associados nas Associações Comerciais e Industriais dos municípios pertencentes às regionais envolvidas no evento.

Durante a tarde, após a abertura oficial, os empresários e público em geral participaram da oficina de Marketing Digital, com a proprietária da EV Comunicação, Elizamara Staatzmann, que abordou sobre estratégias de sucesso para as empresas, campanhas promocionais e como impulsiona-las, como os empresários podem usar tanto no varejo quanto na prestação de serviço, como posicionar uma marca no ambiente digital, a importância do ambiente digital para que o empresário não tenha medo de investir e ter estratégias focadas neste ambiente digital. Elizamara apresentou dados onde os empresários puderam comprovar que o recurso investido é muito importante e que as empresas terão resultados com isso.

Os trabalhadores das ACIs participaram da palestra Inteligência Emocional, com Neidi K. Cassol. "É um tema que está muito em voga e que a ciência reconhece que se torna cada vez mais importante para que as pessoas tenham equilíbrio e possam viver para que tenham mais serenidade, com mais felicidade, com melhores resultados", destaca Neidi. Ela apresentou os quatro pilares da inteligência emocional e colocou o tema dentro do contexto dos gestores das ACIs, da dinâmica e dos desafios que encontram no dia a dia diante de seus associados.

Os presidentes e diretores participam da palestra Mídia Training - Comunicação Assertiva, com Emmanoel Lourenço. Na oportunidade foi refletido sobre a comunicação, trabalhando aspectos relacionados à organização de discursos, voz e fala, a importância de buscar o conhecimento e de reconheceram os formadores de opiniões dentro de um público para que possam usar a informação a favor daquilo que irão falar, compreender quem é o público local, entender que é preciso estabelecer um marketing pessoal porque a imagem dele comunica a imagem da entidade que representa. "Esse network das relações que os presidentes e diretores têm fora da entidade é importante para consolidar uma boa comunicação. Mas acima de tudo, tem a importância de ele entender que ele é uma ponte na relação com a imprensa, perceber de que forma é possível explorar em forma de notícias questões econômicas, sociais, entre outras, para que a entidade possa despertar o interesse dos jornalistas", ressalta Lourenço.

Além do momento empresarial, que contou com a participação de empresários do Paraguai e Argentina, que fomentaram vantagens oferecidas pelos países vizinhos a empreendedores que queiram investir naqueles países. Conforme dados apresentados do Paraguai, é a economia mais sólida da região com o melhor ambiente de investimento na região, conforme a FGV e a qualificadoras internacionais. Reservas internacionais 2 a 1 com relação a divida, inflação controlada, media de crescimento de 4,8% do PIB nos últimos 11 anos.

O painel vivencial político, foi apresentado pelo prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Danilo Conti, que substituiu o prefeito daquele município, Udo Dohler.

Woitexem afirmou que quando se lançou como candidato a sua proposta já era de gestão, trazer para o setor público o que é realizado no setor privado. "Comprometemo-nos a reduzir cargos comissionados, em realmente fazer o dinheiro público voltar em benefício à população, este é o nosso grande desafio, nossa grande proposta e desta forma que iniciamos o nosso governo. Estamos desenvolvendo o nosso planejamento estratégico, planejando Pinhalzinho não somente para quatro anos, mas para 40 anos", mencionou durante o evento.

Joinville é destaque em gestão pública, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município falou sobre os projetos que estão em andamento e projetos que estão em fase de implantação em Joinville. Destacou sobre as projeções futuras e o modelo de governança de Udo Döhler.

O presidente da Facisc, Ernesto João Reck, que participou do encontro ressaltou a importância do evento, que teve como principal objetivo a troca de informações e integração das entidades. "O momento requer inovação, precisamos sair da zona de conforto e poder participar mais e a Facisc é um exemplo muito positivo, onde o associativismo nos faz pensar, ver a nova realidade, ter novos focos e isso é muito importante principalmente para o empreendedorismo", diz.

Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip), Alessandro Beltrame, as metas iniciais para a realização do encontro foram alcançar. "Cumprimos o nosso objetivo, com o tema Vencendo Fronteiras, trazendo pessoas de outros países, atravessando fronteiras geográficas, e no painel vivencial político, vencendo a fronteira partidária. Fomos provocados pela Facisc para desenvolver o evento, não tivemos medo de encarrar o desafio e com o apoio de todos os vice-presidentes regionais, consultores e nossa equipe interna, conseguimos obter êxito neste evento e alcançamos nossos objetivos. Com certeza é o primeiro evento e esperamos que os próximos sejam ainda melhores", completa Alessandro.

Paróquia realiza sorteio da rifa Anterior

Paróquia realiza sorteio da rifa

SC registra 14 mortes e 110 casos graves de gripe A neste ano Próximo

SC registra 14 mortes e 110 casos graves de gripe A neste ano

Deixe seu comentário