logo RCN

Mais asfalto para o interior de Pinhalzinho

  • Imprensa do Povo -

A obra de asfaltamento na Linha Boa Vista em um trecho que compreende a sete quilômetros e tem investimento superior a R$ 4 milhões, deve ser entregue ainda neste ano de 2021.

Nesse momento, as equipes coordenadas pelo Secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, trabalham para realizar a drenagem em dois pontos do trajeto. Na próxima segunda-feira (19) já deverá iniciar a colocação do rachão em um trecho de 1,4Km que em seguida receberá a brita graduada e então a camada asfáltica.

O Secretário Honorino fala sobre os percalços que foram encontrados durante a execução do projeto e que atrasaram o cronograma inicial de entrega da obra. Ele ainda esclarece que os recursos orçados inicialmente não serão suficientes. "São sete quilômetros dentro do projeto, aonde foram buscados recursos de quatro milhões de reais. A gente sabe que naquele momento foi orçado esse valor que seriam praticamente suficiente com a contrapartida do município, com máquinas e materiais, mas nesse momento em função do aumento do petróleo e tudo, nós sabemos que é impossível fazer esse trecho todo de asfalto com esse recurso. O município continua dando andamento para a obra, e temos a estimativa de concluir essa obra nesse ano, é claro".

Além dos pontos de humidade encontrados que necessitaram da realização de drenagem, três bueiros provavelmente colocados a muitos anos atrás no local, conforme pondera Honorino, também necessitaram de intervenção. "Nós encontramos esses três bueiros que foram colocados no local a décadas, aí veio o assoreamento, as águas foram levando terra, foram enterrando. Quando você vai bater com o rolo, o terreno deu um sinal de que está voltando, então nós sabemos que essa é uma prerrogativa que demonstra que existem problemas no local. Essa experiência é dos nossos colaboradores, que trabalham com isso a muito tempo. Quando percebemos essa situação começamos a cavar e descer, foi quando encontramos três bueiros que estavam lá a décadas e represados de água. A uns três metros de profundidade encontramos água. Tivemos que tirar todo o material contaminado, foram mais de 200 caminhões somente naquele local, tivemos que tirar aquele material contaminado, que tem matéria orgânica e não dá compactação e trouxemos pedra para colocar aí. Nesta semana na drenagem nós já puxamos mais de 70 caminhões de pedras para dar condições de executar uma drenagem que irá funcionar. Tem muitos caminhões de pedra, tem muitas horas de máquina abaixo da camada de asfalto. Antes de rodar um carro em cima tem muitas horas de trabalho, mas é um trabalho gratificante quando nós vemos que existe uma mudança. É uma obra que a comunidade merece, que a comunidade precisa, e que bom que o governo Cena tem essa visão. Nós temos a preocupação o tempo todo de fazer uma obra bem feita, pra que não tenha que se retornar no momento seguinte para fazer de novo, executar, corrigir".

O Secretário ainda falou sobre as projeções para que outras comunidades também sejam contempladas em suas vias principais com asfalto. "Essa obra da Linha Boa Vista teve um pouco de atraso também, em função da negociação com um dos lindeiros da área de terra. Aproveito o momento para fazer um agradecimento a um grupo de empresários que nos ajudou nessa negociação, nesse ajuste. Na última sexta-feira se efetivou toda a negociação, então nós tivemos a oportunidade de iniciarmos ainda na última sexta-feira a abertura do primeiro traçado no restante do trecho que ainda precisava ser feito, isso avançou. Eu estimo que nós chegaremos ao mês de setembro para deixar o terreno pronto, para que possa receber a camada asfáltica. Já estamos autorizados pelo prefeito Cena, que está buscando parceiros, para que a gente faça os primeiros estudos com o engenheiros no trecho da Volta Grande até a divisa com o município de Saudades, aonde vai para a Linha Coxilha, e também na comunidade de Santa Terezinha. Já estamos começando a pensar na possibilidade de fazer esse estudo, o prefeito Cena está buscando parceiros, recursos, para também podermos contemplar essas duas comunidades com asfalto".

Reconhecimento dos casos violência contra a mulher em Pinhalzinho e posse de vereadores suplentes pautam a sessão da Câmara Anterior

Reconhecimento dos casos violência contra a mulher em Pinhalzinho e posse de vereadores suplentes pautam a sessão da Câmara

Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho terá 27 novos bombeiros comunitários a partir de hoje Próximo

Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho terá 27 novos bombeiros comunitários a partir de hoje

Deixe seu comentário