| Câmara Mirim discute educação e infraestrutura na sessão ordinária
Pinhalzinho é reconhecido nacionalmente pela atenção à saúde

-
Divulgação -
Na última semana o município de Pinhalzinho recebeu do Ministério da Saúde, o selo de "Atenção Primária de Qualidade". Esse reconhecimento foi feito para iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Os 5.570 municípios brasileiros foram avaliados para receberem o selo APS de Qualidade, mas apenas 225 destacaram-se pelas suas ações.
O Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde no Brasil e visa certificar 225 municípios que apresentaram, no 3º quadrimestre de 2020, notas nos indicadores de desempenho do Previne Brasil acima de 7.
Dentre os critérios avalizados estiveram, consultas de pré-natal,
atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exame citopatológico, vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas, entre outros.
O Secretário de Saúde de Pinhalzinho, Cleomar Provenci, fala sobre esse reconhecimento nacional na atenção à saúde. "No estado de Santa Catarina foram selecionados através dos critérios analisados pelo Ministério da Saúde, apenas 14 cidades, e dentre elas, está Pinhalzinho. É algo muito importante porque vem trazer esse reconhecimento também as nossas equipes, o reconhecimento aos nossos profissionais, que dia após dia tem se dedicado para fazer o melhor. Para mim é muito gratificante também estar à frente da secretária, e termos implementado esse modelo de gestão desde o ano passado. O selo, o certificado, é a parte do reconhecimento, mas o principal é o atendimento que a população está recebendo das equipes, o acompanhamento, o cuidado de atendimento na atenção básica, isso é o fundamental".
Camila Soligo Bernardi, Enfermeira e Coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Pinhalzinho reforça que o reconhecimento nacional mostra que os trabalhos realizados estão tendo resultado em quem mais precisa, a população que precisa utilizar o Sistema Único de Saúde "A Atenção Primária a Saúde é a principal porta de entrada pra o SUS, sendo que a maioria da nossa população depende destes atendimentos. Com relação ao Programa Previne Brasil, nossas equipes sempre se mostraram abertas para que o trabalho fosse melhor a cada dia, todos estudaram o programa, afinal de contas, é uma mudança que acontece na APS e nós que estamos inseridos nela precisamos nos adequar. Vejo de forma positiva estas mudanças, pois qualificaram nossos registros e os serviços prestados à nossa população. O selo é muito importante pois demonstra que estamos dando acesso e atendimento de qualidade aos nossos pacientes e que temos profissionais qualificados e engajados. Esta certificação premia o trabalho realizada diariamente nas unidades de saúde, ou seja, o trabalho realizado diariamente pelas nossas equipes".
Deixe seu comentário