| Câmara Mirim discute educação e infraestrutura na sessão ordinária
Pinhalzinho mobilizado no Sábado 'D' combate ao Aedes aegypti

-
Isabel Müller/IMP -
Soldados do exército irão auxiliar nas orientações durante as visitas nas residências
Na tarde de quinta-feira (11) empresários e entidades estiveram reunidas para discutir sobre a dengue. A reunião foi para mobilizar junto às empresas a campanha de conscientização e a campanha de tratamento de lixo, desenvolvidas pela Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinhalzinho (CDL).
Na oportunidade a secretária municipal de Saúde, Aida da Silva, destacou sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria ao longo dos anos para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela apresentou também os números de casos confirmados no município e o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe da Saúde e vigilância epidemiológica do município.
A secretária também sanou dúvidas dos presentes e salientou sobre os transtornos gerados com o fechamento das Unidades de Saúde no feriado prolongado de carnaval. "Focamos na semana passada no combate ao mosquito e na noite de sexta-feira (05), quando recebemos os últimos resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), já tínhamos o feriado de carnaval e eu não chamei de volta as pessoas para trabalhar na segunda-feira. Em primeiro lugar, bem sinceramente, não passou pela minha cabeça durante o dia de sexta-feira, os dias de segunda e terça-feira que as unidade estariam fechadas. Mas quando apareceram novos casos na noite de sexta-feira (05), fomos até o hospital, ajudar a monitorar e oferecer suporte, inclusive pagando a conta do excedente, porque o hospital não pode bancar sozinho essa conta. O hospital trabalhou muito no final de semana e no feriado, mas não saiu ninguém sem atendimento", apontou.
Dia D contra o Aedes aegypti
Já na manhã de sexta-feira (12) ocorreu uma coletiva de imprensa para informar sobre a situação de dengue e para repassar informações sobre o Sábado 'D' contra o Aedes aegypti. Estiveram na reunião a secretaria de Saúde, Aida da Silva; o secretário do DMER e Dosu, Eliseu Bilibio; o secretário de administração e planejamento, Jean Marcus Salvador; o secretário de finanças e desenvolvimento econômico, Francisco Valdeci de Almeida; o prefeito, Fabiano da Luz; a presidente da CDL Pinhalzinho, Iolanda Zanchet e a imprensa local.
A coletiva foi para informar sobre a ação que será desenvolvida amanhã (13) Sábado 'D' contra o Aedes aegypti que contará com o apoio de 40 soldados do exército. Conforme a secretária Ainda, cinco mil imóveis foram visitados pela equipe de agentes, destes 1.200 foram encontrados fechados. "O nosso foco de sábado (13), é chegar nestes imóveis fechados e sensibilizar a população como um todo. Esses imóveis estão no Centro, no bairro Santo Antônio, no Pioneiro e Divinéia e é onde a concentração viral está concentrada. Nós como município, vamos dizer às ações que os militares do exército vão fazer, mas tem ações que eles fazem e outras que não, como a limpeza de terrenos baldios, então em um acordo com eles, nós vamos ter dois militares e um agente comunitário de saúde por quadra onde anteriormente os imóveis estavam fechados. Eles vão fazer a visita, orientar as pessoas para que eliminem possíveis criadouros que recolha e ensaque o que é possível fazer na hora e aquilo que não é possível fazer na hora, notificar como prazo para que o proprietário do imóvel faça a limpeza dentro do prazo, além de passar todas as orientações, inclusive para aquelas que já estão com sintomas da doença", aponta a secretária.
A ação vai iniciar às 8h, como a concentração da equipe de agentes de controle de endemias e dos soldados do exército, na Praça Central. O exército ficará auxiliando as agentes de controle de endemias até as 12h.
"É necessário que pelo menos um membro de cada família esteja em casa para que a visita ocorra e as orientações possam ser repassadas", pede a secretária.
O secretário do DMER ressaltou que o material recolhido nas residências deve ser classificado, separado e embalado. "Esse lixo terá a destinação correta, o que a cooperativa de reciclagem não puder recolher a empresa Tucano fará o recolhimento", disse.
No sábado também acontece um novo ciclo de borrifação com UBV, das 4h às 8h.
Deixe seu comentário