logo RCN

Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

  • Divulgação -

Equipe realiza encontro para dar continuidade à elaboração do plano

Na terça-feira (25) foi realizada uma reunião envolvendo técnicos do Instituto de Desenvolvimento Regional (Saga) e a Câmara Interinstitucional de Soberania e Segurança Alimentar, que fazem parte as Secretarias de Saúde, Agricultura, Educação e Assistência Social. Objetivo é dar continuidade aos trabalhos de concretização do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Esteve presente na reunião o engenheiro Agrônomo, Carlos Eduardo Arns (tchê), que coordena o plano e a diretora presidente do Instituto Saga, Marlene de Andrade.

Conforme o engenheiro Agrônomo, no encontro foi definido as diretrizes, os objetivos dentro destas diretrizes e as principais ações que vão ser desenvolvidas durante os quatro anos de gestão do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. "Um dos desafios do plano é propor mudanças naquilo que vem sendo feito. O segundo desfio é conseguir integrar o conjunto de secretarias, ligadas a temática da segurança alimentar. Outro é dar conta do conjunto de ações que Pinhalzinho está se propondo, mudando o comportamento dos cidadãos para um consumo mais consciente e da mesma forma, os produtores possam dispor de produtos com qualidade sanitária para que melhore a alimentação da população de Pinhalzinho", diz.

De acordo com o secretário de Saúde Elmo Zanchet, as Secretarias devem trabalhar unidas para que consigam buscar os recursos necessários para fazer cumprir o que foi elencado como prioridade. "Todas estas secretaria atuam para que os munícipes tenham saúde, qualidade e quantidade que supra suas necessidades na alimentação", ressalta.

O plano municipal está em sintonia com o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional estadual e nacional, seguindo as mesmas diretrizes. O próximo encontro, marcado para o dia 22 de agosto, será para pensar e discutir a gestão, de como ele será colocado em pratica, como será acompanhada a execução definindo os indicadores, os meios de verificação e os responsáveis por cada objetivo estabelecido no plano.               

Para o secretário de Educação, Fabrício Fontana, o ponto positivo do encontro realizado foi à integração das secretarias para levarem adiante as ações planejadas. "Mais importante que planejar e organizar é poder executar estas ações, por isso é preciso um planejamento consciente do que seja executado na segurança alimentação do nosso município", aponta.

Honorino Dalapossa, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, enfatiza que a provocação que irão fazer é para que os produtores de alimentos entendam que existe um espaço de mercado, e que podem se desafiar mais para produzirem e comercializar. 

A coordenadora da Assistência Social, Ivone Orso, que também participou do encontro, diz que o setor faz parte do plano porque trabalha com famílias que muitas vezes estão em insegurança alimentar, falta de acesso ao alimento. "Então, as ações e metas do plano são para contemplar várias famílias para que tenha acesso à alimentação, mas também que esta alimentação seja segura e saudável", menciona.

Escolas municipais passam por manutenção Anterior

Escolas municipais passam por manutenção

Redes elétrica e fluvial estão sendo realocadas no loteamento Boa Vista II Próximo

Redes elétrica e fluvial estão sendo realocadas no loteamento Boa Vista II

Deixe seu comentário