| Mega Dia dos Pais promete movimentar o comércio de Pinhalzinho
'Confiar na força do Brincar'

-
Ascom -
Brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis
Com o tema "Confiar na Força do Brincar", do dia 21 a 29 de maio aconteceu a 13ª. edição da Semana Mundial do Brincar. Realizada pela Aliança pela Infância, a SMB é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito que a criança tem de ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado.
A Aliança acredita que a infância é tempo de aprender a confiar. Por isso, em 2022, quando o movimento completa 21 anos - sua 'maioridade', os integrantes desejam espalhar o brincar pelos quatro cantos do país como um ato transformador e essencial.
Em Pinhalzinho, na Rede Municipal de Ensino, as atividades da Semana Mundial do Brincar acontecem em diferentes espaços, dentro e fora das instituições escolares.
A programação é construída coletivamente. Todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2022 e #semanamundialdobrincar.
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2022 - CONFIAR NA FORÇA DO BRINCAR
Segundo organizadores, na SMB, reforça-se a confiança no brincar como um ato essencial, que é da natureza da criança e uma força humana, para proporcionar aos jovens uma infância plena e digna.
"Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor, se estivermos firmes e atentos ao valor da vida. Também acreditamos no brincar que proporciona espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza, com a terra, com o vento, com a água, e com a concretude da natureza que envolve a criança e que é envolvida por ela", destacaram.
Segundo o movimento, é muito importante nutrir ações e linguagens lúdicas da criança, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis.
"Ao brincar, a criança está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. Por isso, nessa semana, queremos lembrar que o brincar é um mergulho na confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível. Através do brincar livre, da confiança no outro, na natureza e em si próprio".
Aliança pela Infância
É um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, o movimento atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e de vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância - aprender, brincar, comer e dormir - como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.
A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber dela para se humanizar.
O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da aliança grupos em 11 estados do Brasil.
Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil e em 2022 a SMB tem o apoio da terre des hommes - Alemanha (tdh-A).
Segundo a gestora do CEIM Menino Jesus Liane Boni, a Semana Mundial do Brincar foi muito proveitosa, divertida, alegre e diferente. "Percebeu-se no olhar de cada criança a felicidade no desenvolvimento das brincadeiras programadas. Teve brincadeiras na rua com bicicletas, motocas, patinetes, carrinho de mão, bambolês e bolas, além do teatro, músicas e danças com fantasias. Na oportunidade realizamos o dia do brinquedo livre. A semana contou com a colaboração das famílias e a dedicação de todos os funcionários", disse.
A gestora do CEIM João Triches disse que a semana foi muito divertida e contou que as crianças mobilizaram múltiplos sentidos de uma forma lúdica, construindo vínculos sociais com os pares e criando maior interação com os adultos. "Houve uma participação massiva das famílias, o que contribuiu ainda mais para o compartilhamento de experiências e saberes, se desenvolvendo em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. Com certeza foi uma semana que ficará na memória das nossas crianças".
No CEIM Gente Feliz a semana foi gratificante para todos que participaram. "Não só para os professores, agentes, serventes e estagiárias, mas foi muito gratificante para as crianças também, que chegaram em casa falando que não podiam faltar na escola, pois todos os dias teriam surpresas e atividades diferentes. As famílias não cansaram de elogiar e comentar nos grupos o quanto estavam encantadas com tanta coisa legal, parabenizando pelo maravilhoso trabalho realizado", disse a gestora da escola Lucia.
Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer é garantir que seus filhos estejam brincando o máximo possível. "Enquanto brinca, a criança constrói o seu lugar seguro", disse a professora Vaneli Bolis, gestora do CEIM Avelino Backes.
Muitas fontes afirmam que o brincar ajuda a desenvolver hábitos e habilidades saudáveis, que por sua vez, contribuirão em sua vida cidadã e profissional. Além do mais, o brincar promove a interação social e a abertura de novas oportunidades de aprendizagem. Autoridades dizem convictamente que o ato estimula a criatividade da criança, permitindo que ela resolva seus problemas facilmente e de forma proativa e consequentemente ensina o jovem a cooperar e se comunicar saudavelmente com seus amigos e familiares.
Deixe seu comentário