logo RCN
Esporte

Campeonato Municipal de Futsal de Base reúne mais de 400 atletas em Pinhalzinho

  • Foto: Assessoria de Comunicação -

Abertura oficial do Atletas do Futuro 2026 ocorreu no último domingo (30), no Centreventos, com a participação de 36 equipes e mais de 100 jogos programados

O esporte de base reuniu atletas, famílias e profissionais em Pinhalzinho na tarde do último domingo, 30 de agosto, durante a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal de Base – Atletas do Futuro 2026. O evento foi realizado no Centreventos e marcou o início de uma competição que envolve mais de 400 crianças e adolescentes do município.


Ao todo, o campeonato conta com 36 equipes, distribuídas em quatro categorias: Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14. A programação prevê a realização de mais de 100 jogos, proporcionando aos participantes a oportunidade de vivenciar a competição, desenvolver habilidades esportivas e fortalecer valores relacionados à convivência e ao trabalho em equipe.


A cerimônia de abertura contou com a presença de atletas, pais, familiares, dirigentes, professores e demais profissionais envolvidos na formação esportiva. Além da apresentação das equipes, o momento teve o acendimento da chama esportiva e o juramento do atleta. A programação também foi marcada por cinco apresentações de dança, ballet e patinação realizadas por alunos do Departamento de Cultura.


Para o secretário de Esporte e Cultura, Sidnei Schabarum, a qualificação dos profissionais que atuam nas atividades esportivas do município é um dos diferenciais do trabalho desenvolvido. Segundo ele, a atuação vai além do ensino das modalidades e contribui diretamente para a formação das crianças e dos jovens. “Temos profissionais muito qualificados, que trabalham diariamente não apenas para ensinar esporte, mas também para contribuir na formação das nossas crianças e jovens”, pontua.


A participação das famílias também foi destacada durante a abertura. A vice-prefeita Franciéli Werlang ressaltou que as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura (SMEC) estão disponíveis à comunidade e convidou os moradores a conhecerem as oportunidades oferecidas pelo município. Atualmente, mais de 6,4 mil pinhalenses participam de ações esportivas e culturais desenvolvidas pela secretaria.


“É um trabalho que está aberto para toda a comunidade. Convidamos as famílias a participarem, conhecerem as atividades e aproveitarem as oportunidades que o município oferece”, afirma.


O prefeito Alessandro Beltrame destacou ainda a importância do incentivo familiar para a permanência das crianças no esporte. Para ele, o acompanhamento dos pais e familiares contribui para que os jovens valorizem a experiência e levem os aprendizados das quadras para diferentes áreas da vida.


“Quando uma criança entra em quadra e vê o pai, a mãe ou a família acompanhando, torcendo e incentivando, ela percebe que aquilo é importante. O esporte ensina muito para a vida, cria disciplina, responsabilidade, amizade e mostra que, com dedicação, podemos superar desafios. Por isso, é tão importante que as famílias estejam junto dos nossos atletas”, destaca.


Com a abertura oficial, o Campeonato Municipal de Futsal de Base segue com a programação de jogos ao longo das próximas semanas, reunindo as categorias de formação e fortalecendo o esporte como espaço de desenvolvimento, integração e participação da comunidade.


Texto: IMP

Publicado por Isabela Garcia

Publicado por Isabela Garcia

isabelagarciadstrabalho@gmail.com

Campeonato Municipal de Futsal de Base reúne mais de 400 atletas em Pinhalzinho Anterior

Campeonato Municipal de Futsal de Base reúne mais de 400 atletas em Pinhalzinho

CIPI elege nova Comissão de Honra 60+ em Pinhalzinho Próximo

CIPI elege nova Comissão de Honra 60+ em Pinhalzinho

Deixe seu comentário