| Mega Dia dos Pais promete movimentar o comércio de Pinhalzinho
Como era a professora Leni Reinehr

-
Reprodução/Facebook -
Confira abaixo o histórico da professora
Na última segunda-feira (09), o município de Pinhalzinho perdeu a professora Leni Salete Reinehr, de 50 anos de idade, pessoa adorada pela comunidade. Leni lutava contra um câncer e estava internada no hospital da cidade. Mais informações sobre seu falecimento, não foram repassadas.
A acessora de direção, Nair Luiza Klein Mantelli disse que Leni sempre foi muito criativa, empenhada e comprometida.
"Uma colega motivadora, animada, sempre disposta, fiel e leal. Foi muito triste receber a notícia de seu câncer, mas tínhamos esperança em sua recuperação. Ela foi uma guerreira, mas infelizmente perdeu a batalha para essa doença que é muito agressiva. Sou grata por ter a conhecido e convivido com ela, pois ela deixou um grande legado. Precisamos viver a vida intensamente, mesmo lutando com dificuldades", disse Nair.
Segundo a professora Loreni Veronica Birk Copati, prima de Leni e diretora da EEB José Marcolino Eckert na época em que Leni chegou na escola, falar dela, é falar de alegria, de muita vaidade e de amor pela vida.
"Leni sempre foi uma profissional exemplar, muito ética e criativa, compreensiva e comprometida com os colega e alunos. Seu senso de bom humor e persistência contagiava todos a sua volta. Ao saber que estava acometida do câncer, mal acreditei, pois em nenhum momento deixou transparecer ou deixou de ter fé. O querer viver intensamente todos os momentos será por todos nós sempre lembrado", disse.
Segundo as professoras, em todas as visitas, se percebia que Leni lutava pela vida terrena até o último suspiro. Este que foi muito doloroso.
"Sinto muita Gratidão por ter tido a oportunidade de conviver em família (primas por parte de pai e mãe) desde sua infância, por ter compartilhado parte da vida profissional na EEB José Marcolino Eckert e também pela amizade construída e que jamais será esquecida", expressou.
O atual diretor da EEB José Marcolino Eckert, Everaldo de Avila e Silva também disse que a professora Leni foi um exemplo para a sociedade.
"A partida da professora Leni é um duro golpe para a educação da escola EEB Jose Marcolino Eckert. Se dedicar a educar, passar conhecimento, responsabilidade, lições de vida, são para poucos e a professora Leni foi uma dessas mestres que durante toda a sua trajetória no magistério foi capaz de expressar com grande intensidade o que é ser professora, uma tarefa das mais belas".
Everaldo enalteceu a profissão de Leni, dizendo que ser professor de escola pública é como ser um anjo que enfrenta os mais arriscados desafios por seus alunos, tendo que lidar com grandes dificuldades, mas sempre tentando deixar o seu melhor junto a eles.
"A escola pública ainda é o grande agente transformador da realidade de uma criança e os professores são a linha de frente que merecem a devida valorização. Ver alunos reconhecendo a importância de um querido mestre como a professora Leni, nos faz crer que esta amada profissional deixou um legado irreparável de ensino e valores sólidos plantados em todos aqueles que lhe foram confiados. Sua dedicação sempre foi muito intensa e ela trabalhou muito pelo bem estar da escola. O nosso muito obrigado por ter escolhido trabalhar conosco. Descanse em paz, professora Leni! Deus está contigo", completou.
Quem era a professora Leni Reinehr?
Leni nasceu no dia 08 de abril de 1972, filha de Ganisio e Therezinha Reinehr, irmã de Helena, de Lisete, de Laerte e de Lenice. É natural de Saudades, mais precisamente, da Linha Maipuzinho, localidade onde passou a sua infância, ajudando os pais na roça, cuidando da casa, tirando leite, recolhendo ovos e cuidando das galinhas e dos pintinhos.
Desde criança sempre gostou da casa bem arrumadinha, seus pais e irmãos mais velhos quando voltavam da roça, encontravam a casa com vasos de flores espalhados por todos os cantos: na entrada, ao lado das portas, até embaixo da mesa, além das pétalas de flores embaixo dos pratos, especialmente no dia em que alguém fazia aniversário.
"Podemos dizer que foi uma grande guerreira. Quando tinha nove meses, caiu no poço da casa de seus tios Ivone e Osvaldo, junto comigo, sua prima Loreni, de cinco anos, que a segurava no colo. Como Deus é grande Leni e eu, com nossos anjos da guarda, nada sofremos. Aos quatro anos teve outra provação, quando caiu do segundo andar da varanda da casa dos avós maternos, Jacó e Anita Birk, na Linha Fátima, interior do município de Saudades", disse sua prima, Loreni.
Leni iniciou seus estudos no interior de Saudades e conclui em Palmas, como professora de Português. Leni, tornou-se uma grande profissional. Durante essa trajetória conheceu Roberto - chamado por alguns, de Amado Batista. Esse relacionamento já completou seus 30 anos, e desse amor nasceram dois filhos: Bernardo, hoje com 16 anos, e Murilo, com nove anos. Durante esse relacionamento formaram uma grande família e fizeram muitas amizades.
"Hoje estamos aqui para celebrar e agradecer pelos 50 anos vividos. Ou melhor para celebrar a vida".
Leni viveu uma vida intensa, carregada de emoções, vibrações e bons momentos. Queria sempre encontrar um motivo para celebrar e eternizar tudo, afirmando que algumas coisas na vida, não tem preço, mas sim um grande valor. Em seus 50 anos dizia que queria muito comemorar, afinal, a vida lhe impôs algumas provações. Continuou firme, forte e confiante. Escolheu viver! Por isso superou muitos obstáculos, tudo para cumprir o seu propósito de vida.
Leni Salete foi uma mulher guerreira, de coração grande, dedicada em tudo que fazia, amiga, acolhedora, fiel, filha de nome pai e mãe e esposa.
"Nos deixa hoje para a morada eterna, junto ao Pai. Rompe ao meio a corrente dessa querida família, que com seus exemplos e legados deixados, se fortalece e forma uma nova corrente, dessa vez, com um elo a menos. Leni era a filha do meio e descansou de toda sua luta. Foram dias de muitas dores, mas também dias de ver nossa brava e guerreira Pity, lutar pela vida. Como amava viver e como queria que todos tivessem a alegria de viver também".
Deixe seu comentário