logo RCN
Cultura em Movimento

Comunidade venezuelana se reúne em evento de integração em Pinhalzinho

Imigrantes e moradores locais celebraram a cultura venezuelana com música, dança, gastronomia e histórias de vida, fortalecendo o sentimento de pertencimento e acolhimento.

Longe de suas raízes e enfrentando desafios inimagináveis, os imigrantes venezuelanos encontraram em Pinhalzinho um espaço de acolhimento e valorização cultural. O projeto Cultura em Movimento ofereceu a essas pessoas um momento de reconhecimento, troca e celebração de suas tradições, reforçando o sentimento de pertencimento em uma terra distante da que deixaram para trás.

No último sábado (20), cerca de 220 pessoas se reuniram no Salão Paroquial de Pinhalzinho para participar da programação. O público acompanhou uma roda de conversa, na qual imigrantes compartilharam suas experiências e vivências, além de apresentações de música e dança. Os visitantes também puderam experimentar pratos típicos da Venezuela, que encantaram e despertaram curiosidade.

O evento contou com a presença de autoridades e convidados especiais, entre eles Maria Ozania da Silva, da Pastoral do Migrante (Goiás), e Sandra Bordion, coordenadora do Núcleo de Imigrantes da Universidade da Fronteira Sul (UFFS). Com apoio da Pastoral do Migrante de Pinhalzinho, a iniciativa reforçou a integração e o acolhimento de imigrantes na região.

Segundo a organização, a participação superou as expectativas. “Foi um espaço de aprendizado, emoção e troca. A cultura une pessoas diferentes em torno do respeito e da convivência. Foi muito gratificante ver brasileiros e venezuelanos celebrando juntos”, comentou Jheniffer Santos Faiber, da GS Produções Culturais.

A comunidade local recebeu o projeto com entusiasmo, aproveitando a oportunidade para se aproximar de outras culturas. Para os participantes venezuelanos, o encontro representou um momento de reconhecimento de suas raízes em um ambiente acolhedor.

O Cultura em Movimento é promovido pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Aldir Blanc, reafirmando o compromisso com a diversidade cultural no estado.


Gargalo histórico na SC-283 entre os municípios de Riqueza e Mondaí foi tema central da reunião Anterior

Gargalo histórico na SC-283 entre os municípios de Riqueza e Mondaí foi tema central da reunião

Próximo

Pinhalzinho renova automaticamente isenções do IPTU 2026

Deixe seu comentário