logo RCN
EDUCAÇÃO

Laboratório de Ciências da EMEF Dom José Gomes é referência regional e recebe visita de escola de Xanxerê

Espaço de aprendizagem prática na escola do bairro Jardim Maria Terezinha desperta a curiosidade científica e reforça o protagonismo dos estudantes

A importância do ensino prático e inovador foi destaque na tarde desta quarta-feira, 25 de junho, quando o Laboratório de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes, em Pinhalzinho, recebeu a visita de 25 alunos do 5º ano e três professoras da EMEB Bela Vista, do município de Xanxerê. O grupo veio conhecer de perto o espaço que se tornou referência regional pela forma como estimula a curiosidade científica e fortalece a aprendizagem dos estudantes.

Com 375 alunos matriculados, a EMEF Dom José Gomes se destaca pelo uso pedagógico de um laboratório completo, equipado com inúmeros instrumentos e materiais didáticos, utilizados por turmas do 1º ao 9º ano. O espaço é conduzido pela professora Daiane Klafke, com o apoio da agente educativa Neusa Muller, e integra o cotidiano escolar como um ambiente de experimentação, investigação e descobertas.

Segundo a diretora da escola, Salete Duarte, o laboratório representa um ambiente essencial na formação dos alunos. “As crianças têm a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor de forma concreta e divertida. Por meio de atividades experimentais, observações e manuseio de materiais, os alunos desenvolvem o pensamento científico, a autonomia, a criatividade e a capacidade de investigar”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Carmen Fiorini, também enfatizou a relevância do espaço para a rede municipal de ensino. “O laboratório é, sem dúvida, uma ferramenta muito eficaz de aprendizagem. Ele faz a ponte entre teoria e prática, sendo utilizado por todos os componentes curriculares. É um espaço inovador que amplia os conhecimentos dos nossos alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental”, afirmou.

Além de beneficiar os estudantes da escola, o laboratório também tem atraído a atenção de outras instituições da região. “Recebemos visitas de escolas de municípios vizinhos, como Xanxerê, o que reforça o papel da EMEF Dom José Gomes como referência em inovação e excelência educacional”, completou Carmen.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação pública de qualidade, a EMEF Dom José Gomes se prepara para celebrar um marco histórico: em 2026, a escola completará 50 anos de fundação. A data promete ser comemorada com ações que valorizem sua história, conquistas e a dedicação de profissionais que, ao longo de meio século, transformaram a escola em um verdadeiro espaço de conhecimento e cidadania.

Deputado Jair Miotto destina R$ 650 mil para pavimentação em Serra Alta Anterior

Deputado Jair Miotto destina R$ 650 mil para pavimentação em Serra Alta

Pinhalzinho é destaque no 3º Festival de Dança de São Lourenço Próximo

Pinhalzinho é destaque no 3º Festival de Dança de São Lourenço

Deixe seu comentário