logo RCN

Livro promove agroecologia aproximando produtor e consumidor

  • Bruno Collaço / Agência AL -

Com o objetivo de apresentar experiências de agroecologia, melhorando a renda das famílias agricultoras e estimulando a economia local, foi lançado na noite desta quarta-feira (29) o livro "Construção social dos mercados no Sul do Brasil", organizado por diversas cooperativas de agricultura familiar.

Apoiador do evento na Casa, o deputado Fabiano da Luz (PT) destacou a prática como um elemento de sobrevivência para o planeta. "A agroecologia respeita a natureza, o ciclo da água, o tempo da terra, o que resulta num alimento de qualidade, sem prejudicar a saúde do consumidor. Como já aprovamos leis de apoio à agroecologia, o livro nos proporciona um maior conhecimento sobre o tema e incentiva a produção."

Referência para o Brasil

Eduardo Rocha, um dos 16 autores da obra, desde 2016 está envolvido em projeto que visa aproximar os produtores agroecológicos dos consumidores das cidades. "A ideia é criar circuitos curtos para que as famílias produtoras fiquem perto do consumo, facilitando a comercialização, levando alimentos frescos a preços mais acessíveis à população. Outro fator importante é manter a juventude no campo."

O pesquisador relatou que as experiências e os estudos de caso, apresentando, entre outros aspectos, os gargalos nas diversas regiões para uma melhor logística da agricultura familiar, fazem do livro uma referência para todo o país.

Produtora orgânica

A ex-deputada estadual e federal Luci Choinaki prestigiou o evento e falou de sua produção na Serra. "Sou produtora orgânica em Bocaina do Sul e a agroecologia é fundamental nas questões econômica, ambiental e de saúde. É uma integração do ser humano com o meio ambiente. A água e a terra precisam ser limpas, sem contaminação."

Oficina das Emoções acontece em Pinhalzinho Anterior

Oficina das Emoções acontece em Pinhalzinho

Governo do Estado anuncia abertura de novos leitos de UTI pediátrica Próximo

Governo do Estado anuncia abertura de novos leitos de UTI pediátrica

Deixe seu comentário