logo RCN
Esporte e Transformação Social

“Mãos à Bola”: Projeto leva esporte, inclusão e cidadania para crianças e adolescentes em bairro de Pinhalzinho

  • Divulgação -

Esporte vira ferramenta de transformação no cotidiano de jovens

O que começou como uma iniciativa voltada à terceira idade, hoje transforma a realidade de crianças e adolescentes no bairro Jardim Maria Terezinha, em Pinhalzinho (SC). O projeto “Mãos à Bola”, idealizado pelo professor Ivan Carvalho da Rosa, entrou em uma nova fase com foco na infância e juventude, unindo esporte, inclusão social e formação cidadã.

As atividades acontecem semanalmente, sempre às sextas-feiras, no ginásio do bairro. A proposta gira em torno de modalidades esportivas que envolvem o uso das mãos, com destaque para o handebol. Inicialmente direcionado às crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), o projeto foi ampliado e passou a atender também os moradores da comunidade em geral.

Com horários nos turnos da manhã e da tarde, o projeto proporciona momentos de lazer, aprendizado e socialização. A ação tem o apoio da FEMEC (Fundação Municipal de Esportes e Cultura), que atua como parceira na realização das atividades.

O “Mãos à Bola” surgiu há cerca de dois anos, com atividades voltadas ao público idoso, na categoria conhecida como Master. A experiência positiva, serviu de base para expandir a proposta, voltando-se agora à base da pirâmide etária — crianças e adolescentes — com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento físico, emocional e social desde cedo.

Mais do que ensinar fundamentos esportivos, a iniciativa busca fortalecer valores como disciplina, cooperação, respeito e convivência. Ao promover a prática esportiva em um ambiente acolhedor, o projeto também contribui para o crescimento pessoal dos participantes e para a construção de vínculos mais sólidos com a comunidade.

Com o envolvimento de profissionais da educação física, assistentes sociais e voluntários, o “Mãos à Bola” se consolida como um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta de transformação e cidadania — abrindo caminhos, formando futuros e unindo gerações.

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Pinhalense Fabiano da Luz lidera disputa no PT de SC e vai ao segundo turno Anterior

Pinhalense Fabiano da Luz lidera disputa no PT de SC e vai ao segundo turno

Pinhalense Futsal Zagonel vira sobre Catanduvas e reencontra o caminho das vitórias Próximo

Pinhalense Futsal Zagonel vira sobre Catanduvas e reencontra o caminho das vitórias

Deixe seu comentário