logo RCN
JUSTIÇA

Médica será levada a júri popular pela morte de bebê em parto realizado em Planalto

MPRS denunciou a profissional por interromper a gestação sem o consentimento da mãe

Está marcado para o dia 13 de outubro o julgamento de uma médica obstetra acusada de homicídio doloso pela morte de um bebê durante o trabalho de parto, ocorrido em 2019. O júri acontecerá na Comarca de Planalto - RS, município com cerca de 10 mil habitantes, entre as cidades de Ametista do Sul e Nonoai.

O caso teve início quando o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou a profissional por interromper a gestação sem o consentimento da mãe. A Justiça de primeira instância, porém, entendeu que não houve intenção da médica de provocar a morte da criança e decidiu pela sua absolvição, com base na ausência de dolo.

A mãe da bebê recorreu da decisão. O recurso foi analisado pela Procuradoria de Justiça Criminal do MPRS, que emitiu parecer favorável à reclassificação da acusação para homicídio doloso, utilizando a figura jurídica da emendatio libelli. A procuradora Sônia Eleni Corrêa argumenta que, ao insistir em promover o parto natural, mesmo diante de sinais de risco, a médica assumiu a possibilidade do desfecho fatal.

O laudo de necrópsia apontou que a criança morreu ainda durante o trabalho de parto, em decorrência de uma hemorragia cerebral intrauterina. Para o Ministério Público, as condutas obstétricas adotadas contribuíram diretamente para o óbito.

O Tribunal de Justiça do Estado acatou o pedido da acusação e determinou que a médica seja julgada por homicídio doloso. A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o recurso não foi aceito, mantendo a decisão da instância estadual.

“A dor dessa mãe não pode ser silenciada. Ela gestou sua filha por 41 semanas e merece justiça. Agora, sua voz se soma à nossa na busca por responsabilização”, declarou a procuradora Sônia Eleni Corrêa.

Com informações: O Alto Uruguai

Médica será levada a júri popular pela morte de bebê em parto realizado em Planalto Anterior

Médica será levada a júri popular pela morte de bebê em parto realizado em Planalto

Comunidade se une para apoiar família que perdeu 32 vacas em acidente no interior de Marechal Cândido Rondon Próximo

Comunidade se une para apoiar família que perdeu 32 vacas em acidente no interior de Marechal Cândido Rondon

Deixe seu comentário