logo RCN
Tempestade

Meteorologista explica fenômeno que atingiu Chapecó durante temporal

  • Corpo de Bombeiros Militar -

Temporal atingiu a cidade na noite desta segunda-feira (23). O meteorologista Piter Scheuer explicou as possíveis causas

Um temporal atingiu Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, durante a segunda-feira (23). Os fortes ventos, com rajadas de 70 a 100 km/h e chuva intensa, protagonizaram cenas fortes. O meteorologista Piter Scheuer explicou as possíveis causas da tempestade.

Segundo Piter, é possível que tenha ocorrido uma microexplosão ou vendaval, o que ainda está em análise. O fenômeno foi provocado devido à formação de uma supercélula, conhecida como tempestade severa de verão.

Temporais como esse são causados devido ao calor associado aos elevados índices de umidade relativa do ar, com a aproximação de um cavado nos níveis médios e altos da atmosfera (sistema de baixa pressão), conforme explica Piter. “Esses foram os fatores responsáveis por formar núcleos de tempestades severas que se propagaram sobre a região do Oeste de Santa Catarina”.

A Defesa Civil informou que o vento chegou a 100 km/h em Chapecó, o que quebrou árvores e destelhou imóveis. No Centro, a parede de um prédio em construção desabou e atingiu um centro religioso. Dez pessoas ficaram feridas e uma mulher morreu.

Cenas fortes
Vídeos compartilhados na internet mostram a força do vento que causou destelhamentos, quebrou árvores e deixou um rastro de destruição. Foram cerca de cinco minutos de fúria do tempo e muita chuva.

Uma das imagens compartilhadas mostra o vento arrastando as telas de proteção de um prédio em construção, próximo da Arena Condá, no Centro. Os objetos atingiram a fiação elétrica e houve uma explosão.

Na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, vários carros ficaram parados no meio da água suja que tomou conta da via pública. Houve alagamentos em outros pontos da cidade, como na Rua Nereu Ramos e Irineu Bornhausen.

Mulher morre e 10 pessoas ficam feridas
Uma mulher morreu e outras 10 pessoas ficaram feridas após parte da parede de um prédio em construção cair sobre uma casa onde funcionava um espaço religioso, em Chapecó. A queda ocorreu durante uma forte chuva, na tarde desta segunda-feira (23).

Segundo o major Leonardo Ecco, houve queda de uma parede de uma edificação em construção, aparentemente acima do vigésimo andar. “Em virtude, possivelmente, do vento, acabou caindo. Era um local de reunião de pessoas. As vítimas foram conduzidas para o HRO (Hospital Regional do Oeste) com ferimentos severos”, informou.


Por Redação ND, Chapecó

Por Redação ND, Chapecó

Terça-feira será de calorão em SC e termômetros chegam perto dos 40°C; veja em quais regiões Anterior

Terça-feira será de calorão em SC e termômetros chegam perto dos 40°C; veja em quais regiões

Projeto Idoso Visitador é retomado em 2023 Próximo

Projeto Idoso Visitador é retomado em 2023

Deixe seu comentário