logo RCN
Protagonismo Feminino

Pinhalzinho realiza a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

  • Foto: Divulgação -

Evento marca espaço de escuta, debate e construção coletiva por mais igualdade e justiça para todas

Na manhã da última sexta-feira (18), Pinhalzinho sediou a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada no auditório da UNOESC. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), com apoio da Secretaria de Assistência Social, o evento reuniu representantes de entidades, profissionais, lideranças e a sociedade civil para debater ações e políticas públicas voltadas às mulheres do município.


A conferência tem como foco central a construção de um espaço de escuta qualificada, diálogo democrático e participação social, com o objetivo de fortalecer os direitos das mulheres e seu protagonismo em todos os setores da sociedade. O tema da edição de 2025, “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, está alinhado à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.


A programação incluiu debates organizados em três grandes eixos: enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, saúde integral das mulheres, e mais democracia e participação social, com subtemas que abordam desde a organização da rede de serviços até a economia solidária feminista. As discussões refletem os principais desafios enfrentados pelas mulheres e propõem caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.


Duas palestras nortearam as reflexões da manhã: “Mulheres e democracia: da luta ao direito ao voto” e a palestra magna “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. No período da tarde, os trabalhos em grupo permitiram a construção coletiva de propostas que servirão de base para o fortalecimento das políticas públicas no município.


A Conferência também foi marcada pelo lançamento da exposição “Marias: florir é resistir”, projeto que transforma dor em arte e dá visibilidade à luta de mulheres vítimas de violência doméstica. A Comissão OAB por Elas, da Subseção de Pinhalzinho, participou da abertura e reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, promovendo justiça e escuta humanizada.


O evento consolida Pinhalzinho como um território de diálogo e ação em prol da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, reforçando a importância de políticas públicas construídas com participação e empatia.

Publicado por Isabela Garcia

Publicado por Isabela Garcia

isabelagarciadstrabalho@gmail.com

Pinhalzinho realiza a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres Anterior

Pinhalzinho realiza a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Diálogo cooperativista marca Café Palestra em Pinhalzinho Próximo

Diálogo cooperativista marca Café Palestra em Pinhalzinho

Deixe seu comentário