logo RCN

Cobrança do Funrebom é extinta após várias conquistas

  • Divulgação -

Recursos arrecadados com o Funrebom foram aplicados na comunidade

A população estará recebendo em seu endereço, pelo correio, o carnê do IPTU, onde não será mais cobrado o imposto do funrebom, que foi isento.

Através da lei complementar 034/99 e decreto 04/2000 foi criado o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que visava o reaparelhamento e a manutenção do Corpo de Bombeiros, sendo instrumento eficaz para investimentos na Organização do Bombeiro Militar (OBM). Todo cidadão pinhalense pagava anualmente, junto com o carnê do IPTU, o Funrebom.

Os recursos arrecadados foram aplicados na comunidade. Em momento que estava com ótima estrutura e reconhecimento, o vereador Agostinho José Jung (Beleza), entrou com um projeto legislativo originando a lei complementar n°84 de 23/12/2005 que criava a isenção da taxa do Funrebom, em favor dos idosos acima de 60 anos e dos bombeiros voluntários que prestam serviço à comunidade, sendo praticado até o momento.

Durante vários debates e conversas, Beleza que também integra a diretoria da Associação do Corpo de Bombeiros Comunitários (ACBC), com o comando geral, o capitão Cristiano Brandão, comandante dos Bombeiros de Pinhalzinho e a administração, prefeito Mário Woitexem, que foi presidente da associação e em sua época criaram o imposto, chegaram ao entendimento de várias reuniões, da inconstitucionalidade para extinção do Funrebom, para que o mesmo não fosse mais cobrado do contribuinte, originando o projeto de lei complementar n°202/2018, aprovado na casa legislativa por todos os vereadores, revocando as leis n°.034/99, 84/2005, 105/2007, 153/2013.

"Agradecemos e enaltecemos ao executivo, aos comandos dos Bombeiros que atenderam nossas reivindicações e pedidos para não aplicar a cobrança do Funrebom e aos vereadores que juntos lutamos pelo mesmo ideal", agradece o vereador Beleza.

O vereador ressalta que quando a sociedade participa com trabalhos e união participativa, voluntária, o resultado e o sucesso acontecem. "Registramos o trabalho de todos, os ex-presidentes, diretorias e pessoas que deixaram suas marcas desde o início da instalação e construção do primeiro quartel, os bombeiros comunitários e militares, comandantes que por aqui passaram e trabalharam, agradecemos e tivemos a oportunidade de aprender com todos. Desde 2003 faço parte da diretoria, com uma equipe de pessoas, por seis anos a frente da presidência da ACBC de Pinhalzinho, com empenho e trabalho de toda a equipe de bombeiros e comandantes, em especial lembranças do Balzan, Nelson, Werlang, Giovanas, Biangueti, Rius, Altair, Dallagnol, atualmente com o capitão Brandão e tantas outras pessoas anônimas e ex-presidentes, que trabalharam em prol de uma comunidade justa que merece e luta com garra e muito trabalho", aponta Beleza.

Com os recursos do Funrebom, pagos pelos munícipes, a ACBC, os municípios, juntos com os comandos locais, regionais e estaduais, tiveram várias conquistas para a sociedade. Foram adquiridos com os recursos, citamos alguns, a compra do terreno de 6000mt, junto a BR-282; construção do quartel de 562,12 mt; caminhões auto bomba e socorro; ambulâncias; veículos; materiais e equipamentos para prevenção e combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar; manutenção de viaturas e aquartelamento, entre outras melhorias. Estes investimentos podem ser observados na sede do Corpo de Bombeiros.

"Ao munícipe pinhalense a nossa gratidão e reconhecimento pela colaboração de vários anos, sendo um sonho realizado e conquistado pela comunidade com um quartel moderno, viaturas novas e equipamentos de última geração, com um quadro de bombeiros militares e comunitários invejável, capacitados para trabalhar em nossa comunidade. Todo esse empenho é resultado das lideranças e de toda a comunidade em geral. Obrigado a todos que fizeram a diferença. Parabéns a toda a região e aos pinhalenses", finaliza Beleza.


Aulas do Proerd iniciam em Pinhalzinho Anterior

Aulas do Proerd iniciam em Pinhalzinho

Trinta e três jovens pinhalenses são incorporados no exército Próximo

Trinta e três jovens pinhalenses são incorporados no exército

Deixe seu comentário