logo RCN

Colônia de férias teve avaliação positiva dos pais

Objetivo é ampliar a colônia de férias no próximo ano.

Encerrou no dia 08 de fevereiro a Colônia de Férias disponibilizada pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Educação. Neste ano, a colônia de férias teve um modelo novo.

De acordo com o secretário de Educação, Fabrício Fontana, esse modelo foi para buscar a melhoria e qualidade no atendimento. Devido a várias variáveis no quadro de servidores da educação, fez com que a Secretaria criasse esse novo modelo da colônia de férias, terceirizado o serviço. "Para avaliar, realizamos uma pesquisa de satisfação com a comunidade que utilizou e em todos os quesitos tivemos avaliação positiva entre bom e ótimo, cerca de 96%. Esse é um dado que nos surpreende, porque mesmo que acreditássemos que esse modelo era efetivo, era bom, que seria produtivo e que seria oferecido um serviço de competência, não esperávamos que esse índice de satisfação seria tão alto", ressalta.

O secretário acrescenta que o serviço público deve ser aferido por aquelas pessoas que utilizaram, elas que podem dar uma visão do serviço que foi prestado, se foi satisfatório ou não. "Neste caso ficamos felizes porque a colônia de férias foi um sucesso", diz.

O prefeito Mário Afonso Woitexem, destaca que além da avaliação dos pais ser positiva, o aspecto econômico também foi favorável com esse novo modelo. "O aspecto econômico é muito importante para que possamos além de manter, ampliar esse serviço no futuro. No modelo que o município adotava, a administração tinha que conceder férias a professores e a agentes educativos durante o ano letivo para que neste período de colônia de férias trabalhassem, obviamente, quando se concede férias no meio do ano é preciso buscar um substituto, então tínhamos que contratar um professor ou agente a mais para que pudesse estar no lugar desta pessoa que estaria em férias. Isso é custo", aponta.

Ele também acrescenta que na colônia de férias de 2018, o município preparou sua estrutura para atender 180 crianças conforme as matrículas. "Lamentavelmente não tivemos 100 crianças, mas a estrutura estava preparada, os professores contratados, a alimentação comprada e obviamente o nosso custo foi muito alto. Este ano terceirizamos, licitamos e contratamos uma empresa para fazer esse serviço. A escola nós cedemos, mas terceirizamos a mão de obra. Tivemos 160 matrículas, e acertamos com a empresa vencedora da licitação que iriamos pagar por aluno que frequentasse e tivemos 137 crianças que compareceram. Isso dá um aspecto econômico e transparente do dinheiro público", destaca o prefeito.

O objetivo é ampliar a colônia de férias no próximo ano. Neste ano, contemplou as crianças de 04 meses a 02 anos e 11 meses, a ideia é ampliar a idade e contemplar crianças de 04 meses até 3 anos e 11 meses. "Esse é um desafio nosso e a avaliação dos pais que vai dar condições de fazermos essa analise", afirma.


'3ª Pausa para Elas' traz Carnaval para Mulheres Anterior

'3ª Pausa para Elas' traz Carnaval para Mulheres

Obras para o asfaltamento da Linha Salete e São Paulo estão em andamento Próximo

Obras para o asfaltamento da Linha Salete e São Paulo estão em andamento

Deixe seu comentário