logo RCN
Campanha

Dia Nacional de Combate à Dengue é lembrado em Pinhalzinho

  • ASCOM/Pinhalzinho -

Agentes de endemias orientaram as pessoas nesta sábado (21) na Praça Central


Sábado, 21 de novembro foi o Dia Nacional de Combate a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Em todo o estado e em Pinhalzinho diversas ações são realizadas como forma de prevenir as doenças, bem como uma possível epidemia de Dengue.
Em nosso município o trabalho de visitação as casas, comércios e empresas é intenso e acontece permanentemente, mas neste mês de novembro ainda mais, devido a proximidade com o verão, estação na qual existe a maior proliferação de mosquitos. 
"Durante esse mês de novembro nós estamos trabalhando com campanhas de conscientização, afinal, vivemos um ano epidêmico e, com essa temporada de chuva, humidade e temperatura elevada, a situação preocupa", afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ivanete Althaus. Pinhalzinho possui atualmente 85 focos confirmados do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
Ainda segundo Ivanete, qualquer sintoma como febre, dor nas articulações, fraqueza, sangramento no nariz e gengiva, olhos vermelhos, manchas, febre alta, dores intensas nas articulações, não podem ser ignoradas. "É importante que o paciente procure ajuda médica, através das Unidades de Saúde e inicie o tratamento imediatamente", salientou.
Ação de conscientização na praça
Particularmente neste último sábado (21), os agentes de endemias do município Claudir Kollett, Bruna Hagemann, Marizete Zampani Albani e Vanessa Galeazzi, realização uma ação de conscientização com os pinhalenses na Praça Central.
As pessoas que por ali passavam eram abordadas e orientadas a seguir certas dicas para eliminar os possíveis locais com água parada onde as larvas do mosquito podem nascer. Vestido de mosquito da dengue, o agente Claudir chamava a atenção para as informações básicas sobre prevenção. Foram distribuídos panfletos explicativos.
10 dicas para combater a dengue
1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, lonas, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.
2. Ponha areia nos vasos das plantas.
3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.
4. Cuidado com a caixa d'água. A caixa d'água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.
5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos
6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.
7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.
8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.
9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.
10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.
É sempre bom lembrar que ainda não há uma vacina disponível no mercado para a dengue e o melhor tratamento é a prevenção.
 

Realizadas provas objetivas do Concurso Público 001/2015 do Município de Pinhalzinho Anterior

Realizadas provas objetivas do Concurso Público 001/2015 do Município de Pinhalzinho

Feira da Agricultura Familiar realizada com sucesso em Pinhalzinho Próximo

Feira da Agricultura Familiar realizada com sucesso em Pinhalzinho

Deixe seu comentário