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Equipe da Educação avalia início do ano letivo

Equipe avalia mudanças desenvolvidas em relação ao transporte escolar, sistema integrado de ensino, alimentação e mudanças na estrutura física das escolas

As aulas da rede municipal de ensino de Pinhalzinho iniciaram na segunda-feira (11). Para avaliar essa primeira semana, o secretário de Educação, Fabrício Fontana, juntamente com a diretora de Educação Infantil, Karen Ecco, e a diretora de Ensino, Ires Frozza, conversaram com a imprensa local. Também participaram do encontro, o prefeito Mário Afonso Woitexem, e as vereadoras Silvana Bugnotto e Carla Dreyer Eckert.

O assunto em pauta foram as mudanças na Educação em relação ao transporte escolar, ao sistema integrado de ensino, à alimentação nos Centros de Educação Infantil (CEIMs), além das mudanças na estrutura física das escolas.

"A mudança de toda a logística da educação infantil, abrange os Centros de Educação Infantil (CEIMs) que passaram a absorver crianças na idade de creche, ou seja, crianças de 04 meses a 3 anos e 11 meses. As crianças da Pré-escola, passaram para a EMEF do Bairro Jardim Maria Terezinha e para o CEIM Pedro Simon. Toda essa mudança, gerou uma correria extra para a equipe da Educação, para os professores e para as famílias, até que todos se acostumem com o novo", ressalta o secretário de Educação.

Conforme Fontana, a Secretaria de Educação tentou iniciar o ano letivo com todas as mudanças concluídas, mas isso não foi possível, principalmente por algumas questões de estrutura, mas que não comprometeram o início das aulas.

Fontana destaca que o parque do CEIM Gente Feliz não foi concluído devido alguns problemas que surgiram, assim como outros reparos que ainda estão em andamento nas outras escolas.

Sobre a nova escola EMEF do Bairro Maria Terezinha, o secretário acrescenta que em setembro de 2014 foi assinado o termo de compromisso para início da obra. Neste período, a obra teve problemas em seu desenvolvimento. O que a Secretaria de Educação levou em consideração para iniciar as aulas na nova estrutura este ano, foi o fato de que o investimento de quase R$ 5 milhões não poderia ficar obsoleto. "Não podíamos mais adiar. Tínhamos que utilizar aquele espaço, onde já havia depredação do patrimônio, depreciação, então, tivemos que tomar a decisão de iniciar as aulas no local, mesmo sabendo que ela não está 100%, mas o que falta são detalhes que não nos impediu de começar as aulas naquela escola. Agora estamos achando o caminho para suprir todas as necessidades", afirma, acrescentando que a escola atende quase 600 alunos e quase todos os dias recebem novas matrículas.

Sobre matrículas, o secretário menciona que não param, por isso é preciso avançar, modernizar, ter soluções. "Não temos filas de espera hoje, mas também não está sobrando vagas. Com as mudanças na educação, aumentamos o número de vagas neste ano, porém, tivemos muitas matrículas novas e se continuar assim, até a metade do ano, acredito que teremos problemas", diz o secretário.

Nos CEIMs, outra mudança foi na alimentação e na rotina das crianças. Conforme explica a diretora de Educação Infantil, Karen Ecco, haverá troca leite de caixinha pela fórmula infantil leite em pó para as crianças de 04 meses a 1 ano, conforme recomendação da OMS, da nutricionista Lineia Pezzini Suzin e da Associação Brasileira de Pediatria, visando a saúde o desenvolvimento saudável das crianças bem pequenas. Também, o Maternal I, a partir deste ano, tem aulas de psicomotricidade e arte, duas linguagens diferentes na educação infantil. "Pensamos no desenvolvimento destas crianças. O professor de educação física vai trabalhar o desenvolvimento motor e a professora de arte a linguagem da cultura", menciona Karen.

Transporte escolar

O transporte escolar também passou por mudanças neste ano, sendo otimizado. Conforme explica o secretário, uma parte ficou com a Secretaria de Educação, outra com o transporte coletivo e com os terceirizados. Em relação ao transporte coletivo ele destaca que está passando por uma experiência de seis meses, posteriormente será avaliado, se permanece esse modelo ou se retorna para o modelo anterior. Hoje utilizam o transporte escolar cerca de mil alunos, aproximadamente 350 destes utilizam o transporte coletivo. Alunos do interior usam o transporte terceirizado e alunos do pré-escolar utilizam o transporte fornecido pela Secretaria de Educação que é uma novidade neste ano.

"O transporte dos alunos dos prés-escolares cresceu muito. A nossa expectativa, inicialmente era de transportar cerca de 20 crianças. Hoje, chega aproximadamente 100 crianças, o que demonstra que os pais estão confiantes e acreditando nesse novo modelo. Esse era o nosso objetivo, a qualidade do transporte. Não só pelo transporte, mas pelos aspectos que ele poderá agregar, como TV com programas educativos, biblioteca ambulante para estímulo à leitura, um modelo diferente de transporte", afirma.

É importante destacar que a partir de 1º de março, os alunos do Ensino Fundamental que não tiverem carteirinha, não terão transporte. Por isso, a Secretaria de Educação pede a compreensão dos pais e orienta a quem tem direito ao transporte que faça o cadastro.

Sistema de Ensino Integrado

Em 2018, o governo municipal de Pinhalzinho por meio da Secretaria de Educação implantou nas Escolas Municipais de Educação Básica e de Ensino Fundamental - Emeb e Emef, o sistema de ensino integrado, constituído por um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos, composto de materiais para professores e alunos, de acordo com a BNCC.

Conforme a diretora de Ensino da Secretaria da Educação, Ires Frozza, esse material representa para os alunos uma sequência de estudos e para o professor um instrumento de trabalho. O contato do aluno com o material é diário, inclusive, os pais também têm contato com esse material. "O aluno leva o material para casa, realiza as atividades e a devolutiva vem no dia seguinte para a escola. Foi um sistema que deu certo, teve uma boa aceitação por parte dos alunos, da comunidade escolar e nós acreditamos muito nesse sistema", aponta.

Ires ressalta "O que pudemos perceber de forma subjetiva, que tivemos bons resultados, os alunos têm um melhor comprometimento, os resultados da resposta do aluno já é melhor do que antes, e esperamos, cada vez mais, que esses resultados se concretizem de forma eficiente e eficaz, que é o que esperamos do material. Estamos otimistas em relação a isso e nós acreditamos em uma continuidade e uma crescente melhoria na qualidade do ensino de Pinhalzinho", diz.

O material foi implantado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º anos e neste ano, acrescentando o 6º ano. Também houve o acréscimo da disciplina de inglês. "Acreditamos em uma maior efetividade de uma segunda língua na escola, necessária para os dias de hoje.", complementa a diretora de Ensino.

É importante destacar que o sistema contempla capacitação dos professores, traz reuniões com os pais proporcionando a proximidade dos pais com a escola, e a formação dos professores que é eficiente, abrangendo todos os aspectos da aprendizagem.

O secretário de Educação complementa, que o que levou a implantação do sistema foi achar uma solução, após analisar os indicadores da educação de Pinhalzinho. "A solução foi a busca por um modelo eficiente, que é o sistema integrado. O professor precisa ser subsidiado de conteúdos e materiais para aplicar e o sistema proporciona isso, além de trazer uma sequência de estudos".


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