logo RCN

Pinhalzinho lança projeto expressão jovem

  • Ascom/Prefeitura -

Participação de jovens entre 12 e 18 anos na criação de um jornal comunitário

Nesta sexta-feira (26), às 9 horas, na Escola Estadual de Ensino Básico Vendelino Junges, em Pinhalzinho, o município, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fundo da Infância e Adolescência de Pinhalzinho (FIA), Fundação Social Itaú e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), lançará o Projeto Expressão Jovem.

Tendo a UNOESC como parceira, objetivo do projeto é criar um jornal comunitário como um canal de expressão dos jovens estudantes da escola. Podem-se inscrever adolescentes  de 12 a 18 anos que estejam frequentando o ensino regular.

A coordenadora do curso de Design da UNOESC, Lidiane Camilotti, comenta que neste projeto os jovens aprenderão novas habilidades. "Sabemos que entre esses jovens uns tem talento com fotografia, desenho, pintura, de informática, oratória, textual entre outros; portanto, o objetivo deste projeto é melhorar estas habilidades dentro do próprio universo de temas que eles vivem", destaca Lidiane.

Metodologia

Conforme explica o Secretário Municipal de Administração Jean Marcus Salvador, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pinhalzinho, o projeto será desenvolvido por meio de oficinas culturais que acontecerão nas terças ou quintas-feiras no contra turno escolar no anfiteatro da escola Vendelino. São 80 vagas disponíveis num universo de 496 alunos.

Objetivos específicos

Criar ferramentas culturais e de uso de mídia impressa enquanto recursos de diálogo, articulação e reflexão dos adolescentes em relação a sua realidade escolar e comunitária. Possibilitar o engajamento dos adolescentes para a mobilização comunitária e articulação das ações. Promover a participação construtiva junto à comunidade escolar fortalecendo as relações de cuidado de si e dos outros. Possibilitar a ampliação do universo informacional e cultural dos adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã. Oferecer oficinas para o alcance de autonomia e protagonismo social dos adolescentes. Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

A Psicóloga do CRAS de Pinhalzinho Suamy Sachett explica que o projeto foi pensado com muito cuidado para que os jovens pudessem se identificar e realmente expressar suas habilidades criando um produto de divulgação com tratamento profissional, formando assim uma base de conhecimento para o mercado de trabalho.

Cronograma

Inscrições devem ser realizadas de 26 de fevereiro a 04 de março deste ano. Nesta sexta (26), manhã e tarde, foram entregues na escola as fichas de inscrição, que deverão ser entregues devidamente preenchidas e com assinatura dos pais ou responsáveis até a data final do prazo de inscrição na secretaria da EEB Vendelino Junges.

O projeto iniciará no dia 15 de março e vai finalizar no dia 15 de dezembro de 2016. Mais informações pelo fone (49) 3366-6675.

Como este projeto vai contribuir com a sociedade?

O secretário Jean Marcus informa que Pinhalzinho, ainda no ano de 2014, organizou a Rede de Garantia dos Direitos da Infância e da Adolescência (REDEDIA) com o objetivo de ampliar a articulação com os atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Conforme o setor social do município, nas discussões da rede percebe-se que há uma lacuna no atendimento de adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos. Há, portanto, necessidade de oferecer ações e projetos que sejam atrativos para os adolescentes, auxiliando-os a ressignificar suas vivências e redimensionar seus projetos de vida, criando fatores de proteção social contra a violência e o uso de drogas, reduzindo os riscos sociais.

Obras no parque Olaria são retomadas, em Pinhalzinho Anterior

Obras no parque Olaria são retomadas, em Pinhalzinho

Atendimentos para casos suspeitos de dengue é mudado, em Pinhalzinho Próximo

Atendimentos para casos suspeitos de dengue é mudado, em Pinhalzinho

Deixe seu comentário