| Câmara Mirim discute educação e infraestrutura na sessão ordinária
Atendimentos para casos suspeitos de dengue é mudado, em Pinhalzinho

-
Ilustração -
Para pessoas suspeitas de dengue dos bairros Santo Antônio, Pioneiro, Divineia e Centro não serão mais realizados exames em laboratório
Na quarta-feira (24/02) à noite, na Secretaria Municipal de Saude de Pinhalzinho, os representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE), o médico infectologista Dr. Fabio e a Gerente de Zoonozes Suzana Zeccer, repassaram a equipe local de saúde: Secretária, Diretora, médicos, enfermeiros, coordenadores e Vigilância em Saúde, novas diretrizes da saúde do Estado para atendimento de casos suspeito de dengue em pessoas moradores das áreas de maior incidência em Pinhalzinho, que são os bairros: Santo Antônio, Pioneiro, Divineia e Centro.
A Principal definição é que a partir de agora, para os pacientes provenientes desta área de transmissão, não serão mais realizados exames laboratoriais para identificar a doença, já que menos de 2% dos pacientes que moram nestes locais tem o resultado negativo para dengue.
Agora somente será realizado o chamado DIAGNÓSTICO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO em pacientes.
Segundo a Gerente de Zoonozes da DIVE Suzana Zeccer, a partir desta data, para os casos suspeitos residentes na área de transmissão (Centro, Santo Antonio, Pioneiro e Divineia) não será mais realizado o exame laboratorial (NS1 ou Sorologia IGM e IGG), sendo realizado somente o diagnóstico clinico-epidemiológico.
No entanto, mantém-se o manejo conforme o Protocolo do Ministério da Saúde com exames complementares de acompanhamento a critério médico. Segundo especialistas em saúde, o simples exame chamado hemograma já identifica se a pessoa contraiu dengue.
Importante informar que somente o exame laboratorial para a dengue é que não será mais realizado para os casos suspeitos oriundos dos bairros já citados. Se os pacientes apresentarem sintomas de febre de Chikungunya, Zica vírus ou mesmo de outras doenças, os exames em laboratório serão realizados normalmente.
Nos demais bairros o diagnóstico da Dengue permanece laboratorial, encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Podendo ser NS1 ou Sorologia IGM/IGG, de acordo com a data de início dos sintomas.
Deixe seu comentário