| Pinhalense Futsal Zagonel luta, empata no primeiro tempo, mas sofre revés diante da Yeesco
Pinhalzinho realiza encontro internacional de grupos folclóricos venetos
Pinhalzinho irá sediar no sábado (06) o Primo Raduno Internazionale di Folclore Veneto, ou seja, encontro internacional de grupos folclóricos venetos. Esse evento será o primeiro do gênero a realizar-se fora da Itália. Irão participar 28 entidades, vindas de cinco Estados brasileiros e dois grupos folclóricos vindos da Itália, o Gruppo Folcloristico I Posagnòt, da cidade de Possagno e o Gruppo Folcloristico I Mercanti Dogali de Montebelluna.
No ano de 2018 representantes da Associazione Bellunesi Nel Mondo - Famiglia di Pinhalzinho estiveram participando do 14º Raduno di Folclore Veneto, na cidade de Treviso - Itália, onde firmaram um acordo de parceria e intercambio entre a entidade e a Associazione Venetnia, que reúno e representa o legítimo folclore e tradições populares da regione Veneto.
No Brasil a associação de Pinhalzinho faz parte da Federazione Folk La Serenissima, entidade que reúne associações e grupos folclóricos venetos de todo país. A entidade tem seu nome em homenagem a antiga República Serenissima de Venezia. Em reunião realizada ano passado escolheram Pinhalzinho para sediar o Raduno Internazionale di Folclore Veneto.
Durante o evento será selado um acordo, para realizar a festa de forma bienal, sendo um ano no Brasil com a vinda de grupos da Itália e no outro sediado na Itália, já com data marcada para o terceiro final de semana de maio de 2020.
Como o evento fechou com realização da 17ª Festa do Vinho, Queijo e Salame, foi firmada uma parceira junto a Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, além do apoio e ajuda da Associação Triveneta de Pinhalzinho e da Associação Veneta de Nova Erechim. Com isso, o evento acontecerá junto a Festa do Vinho, Queijo e Salame. No sábado (06), iniciando com um almoço típico gaúcho no CTG, a partir das 16h apresentações abertas à comunidade e a noite, a partir das 20h apresentação do grupo local e dos grupos italianos que irão abrilhantar a parte cultural do evento na Efacip.
Na quarta-feira (03), a delegação Italiana foi recebida na Aspump, pela Associazione Bellunesi Nel Mondo, para um momento de acolhida.
A comitiva da Itália ficará hospedada em famílias de origem italiana de Pinhalzinho no período de 03 a 09 de julho, e depois irão para o vale do Rio de Peixe. Será uma grande oportunidade para estreitar laços culturais, inclusive muitos deles têm os mesmos sobrenomes de famílias pinhalenses.
Associazione Bellunesi Nel Mondo - Famiglia di Pinhalzinho
A Associazione Bellunesi Nel Mondo - Famiglia di Pinhalzinho foi fundada com objetivos de resgatar e cultivar as tradições populares do povo de origem italiana, principalmente as tradições Venetas. A entidade representa a Província de Belluno, uma das sete províncias que formam a Regione Veneto, norte da Itália, de onde vieram a maioria dos imigrantes italianos para o Sul do Brasil e em especial para nosso município.
A associação mantém um curso de Língua e Cultura Italiana e um curso de Talian, que iniciaram esse semestre. Também criou e mantem o Gruppo Folcloristico Piave, que mantem viva as tradições populares venetas através de danças, cantos e trajes originários desta mesma região. No mês de outubro a entidade estará enviando três pessoas para participar de um intercambio denominado "Soggiorno per Anziani", aberto a pessoas acima de 65 anos e que tenham comprovada origem veneta. As despesas são subsidiadas pela própria regione.
No início de novembro Pinhalzinho irá receber uma comitiva vinda da Itália formada pelo Presidente da Associazione Bellunesi Nel Mondo, vice-governador da Regione Veneto e 14 prefeitos, onde irão trazer o Gonfalone, um símbolo italiano que reconhece a associação como um representante exímio e com representação para manter intercâmbios junto ao município e região no âmbito cultural, comercial, industrial e universitário, abrindo possibilidades de livre intercâmbio.
Deixe seu comentário