logo RCN

Sistema de ensino integrado tem grande aceitação

  • Arquivo -

Em 2019 o sistema terá sequência com o Ensino Fundamental I - 1° ao 5° anos, ampliando para inglês e iniciando para os alunos do 6º anos, no Ensino Fundamental II

O governo municipal de Pinhalzinho por meio da Secretaria de Educação implantou nas Escolas Municipais de Educação Básica e de Ensino Fundamenta - Emeb e Emef, neste ano, o ensino integrado do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe). Inicialmente foi implantado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1° ao 5° anos, porém, a Secretaria de Educação espera implantar gradativamente nos outros anos, até o 9° ano estendendo também à Educação Infantil, Pré I e II. O Sistema é constituído por um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos, composto de materiais para professores e alunos.

Sendo assim, a Secretaria desenvolveu junto a todos os professores, profissionais envolvidos e pais uma pesquisa de satisfação para ver a aceitação e a viabilidade da continuidade da implantação. Conforme o secretário de Educação, Fabricio Fontana, a pesquisa demonstrou aceitação do sistema e assim o projeto terá sequência no município. "Foram enviados 486 questionários as famílias, tivemos um retorno de 377 questionários, com 92% de aprovação. Entre os nossos professores e rede de coordenação, tivemos 77% de aproveitamento, sendo consultado 20 professores que trabalharam com o sistema e dois coordenadores pedagógicos. Os números de aceitação são muito interessantes, as famílias observaram mudança e concordaram com a continuidade do sistema e a rede técnica também acha que é bom e deve continuar", diz.

Em 2019 o sistema terá sequência com o Ensino Fundamental I - 1° ao 5° anos, ampliando para inglês e iniciando para os alunos do 6º anos, no Ensino Fundamental II. "O sistema consiste em um material diversificado, material pedagógico de qualidade que acompanha a base nacional curricular comum e todos os preceitos que norteiam a educação, além disso, orienta os professores e junto ao sistema vem à capacitação", aponta.

O prefeito, Mário Afonso Woitexem, ressalta a importância da implantação do sistema de ensino integrado. "Ficamos felizes com essa avaliação. Os pais dos nossos alunos avaliaram positivamente e os nossos educadores também aprovam, avaliando em mais de 77%. Isso significa que o sistema foi aprovado, não só pelo estudante, mas também pelo professor. Isso nos deixa feliz e satisfeito. A nossa grande expectativa será para a próxima avaliação do Ideb que vai aprovar a eficiência do sistema, o ganho que tivemos. Essa é a nossa grande aposta na educação, na formação do futuro cidadão que vai governar os municípios, o Estado, o país. Acreditamos que a evolução deste país se dá pela educação", afirma.

O secretário Fontana ressalta ainda que uma boa escola é formada com os pais, quando os mesmos se envolvem, neste sentido fica o convite a todas as famílias a participarem mais do convívio escolar de seus filhos.


Prefeitos se reúnem para mais uma reunião do Cidir Anterior

Prefeitos se reúnem para mais uma reunião do Cidir

Produtores recebem capacitação Próximo

Produtores recebem capacitação

Deixe seu comentário