Projeto missionário leva Bíblias em espanhol para acolher imigrantes venezuelanos pinhalenses e da região
As sementes têm o maior poder de transformação. Podem ser desperdiçadas e, ainda assim, brotar; podem ser plantadas na hora ou guardadas por longo tempo e, mesmo assim, conservar a capacidade de germinar. Quando cultivadas, a seu tempo, presenteiam o mundo com frutos — e novas sementes repetem o ciclo.
Um projeto nascido no Mato Grosso realiza essa semeadura em forma de fé: espalha a Palavra de Deus por onde passa. E quem conduz essa missão é o pastor David Ramos, que desde 2015 percorre o Brasil com o propósito de apresentar Jesus e abrir novos caminhos para as pessoas.
A missão em Pinhalzinho
Nesta semana, David está em Pinhalzinho, trazendo 10 mil exemplares da Bíblia no idioma espanhol. A entrega tem um destino especial: a comunidade venezuelana que encontrou acolhimento na cidade e municípios da região.
Mas essa história começou muito antes. Ao longo de sua jornada, Ramos já distribuiu milhares de Bíblias pelo Brasil. E, no meio do caminho, conheceu de perto a dor e a angústia de venezuelanos que viram sua dignidade e esperança serem arrancadas.
O encontro com a realidade na fronteira
Na divisa entre Brasil e Venezuela, David se deparou com um cenário que o marcou profundamente. Ele viu cidades sendo esvaziadas e um país que pouco ou nada fazia para impedir que seus moradores partissem em busca de comida, trabalho e sobrevivência. Muitos atravessavam a fronteira levando apenas a roupa do corpo e o peso de sonhos ameaçados.
Essa experiência deixou cicatrizes na alma do pastor. Ele sabia que precisava fazer algo mais. Seguiu viabilizando a impressão de Bíblias através de doações, guardando exemplares em espanhol na esperança de que a mensagem de Jesus fosse um farol para quem buscava um novo mundo.
Um telefonema que mudou o destino
David conta que estava em um retiro espiritual quando recebeu a ligação de um conhecido:
“Em Pinhalzinho, no interior de Santa Catarina, tem um casal de pastores que atende somente venezuelanos, e eles buscam material em espanhol para a igreja.”
O conhecido era Marcelo, editor que David havia encontrado em sua caminhada missionária. Marcelo, por sua vez, acabara de atender a um pedido de Leila Alves, que procurava material em espanhol para a igreja frequentada por imigrantes venezuelanos.
Uma igreja para acolher e transformar vidas
A Igreja Comunidade Cristã foi estabelecida desde 2020 em Pinhalzinho, está localizada na Rua Aracaju, no Bairro Nova Divinéia, sendo agora o ponto de encontro dessa missão. Liderada pelo Pastor Cristian Neckel e sua esposa, a pastora Leila, a igreja realiza cultos 100% em espanhol.
O casal veio da região de Porto Alegre a trabalho e, paralelamente, construiu uma missão voltada especialmente para estrangeiros que chegaram em busca de oportunidades. Leila também integra o COMIRE – Comitê do Migrante, comissão que atua em parceria com o departamento social do município e com o SAI – Setor de Atendimento ao Imigrante, Setor que, segundo ela, “faz toda a diferença para que essas famílias recebam suporte de acolhimento social, emocional e documental”.
Ao falar sobre o impacto da Palavra de Deus, Leila se emociona.
“A mudança é visível. Muitos chegaram sem esperança, com a autoestima destruída, e hoje caminham com a cabeça erguida, com a fé renovada e acreditando que podem recomeçar.”
A oração, reforça Leila, é para que “a Venezuela esteja, em breve, nas mãos de boas pessoas, que devolvam a segurança e a dignidade para que esses imigrantes possam, se quiserem, voltar ao seu país”.
A entrega das Bíblias
As 10 mil Bíblias serão entregues de forma organizada, em ações realizadas diretamente através da igreja e também em visitas às casas das famílias venezuelanas. Segundo a pastora Leila, a ideia é que cada exemplar seja acompanhado por um momento de oração e escuta, para que não seja apenas um presente material, mas também uma oportunidade de compartilhar fé, esperança e novas perspectivas de vida. Já o pastor Davi Ramos deseja dobrar essa quantidade de exemplares, pois, movido pelo Espírito Santo e com o coração de semeador, encontrou pessoas dispostas a espalhar a semente sempre viva da Palavra de Deus em espanhol.
Deixe seu comentário