| Jantar Dançante da Associação Coral reúne comunidade em noite de sucesso e solidariedade
Evento reúne profissionais e instituições para discutir temas atuais e trocar experiências sobre o atendimento a pessoas com deficiência em Santa Catarina
A APAE de Pinhalzinho participou do XVIII Congresso das Apaes de Santa Catarina, realizado de 20 a 22 de outubro no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. O evento, organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), trouxe como tema central “Pessoa com deficiência: Perspectivas contemporâneas nos diferentes ciclos de vida”, abordando tópicos importantes para o atendimento e a inclusão das pessoas com deficiência.
A diretora da APAE de Pinhalzinho, Leoni Buss, explicou a importância da participação no congresso, destacando que a entidade levou um grupo de 43 profissionais. “O congresso abordou diversos temas relacionados à pessoa com deficiência nas diferentes áreas de atuação que a APAE trabalha: educação, saúde e assistência social. Foram oferecidos cursos e palestras para profissionais de várias especialidades, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, professores e psicólogos”, comentou.
Programação variada e participação ativa
O congresso contou com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, palestras e mesas redondas sobre temas como a autonomia das pessoas com deficiência, direitos e inclusão social. Além disso, profissionais da APAE de Pinhalzinho tiveram a oportunidade de apresentar relatos de experiências desenvolvidas na instituição, destacando as práticas inovadoras da unidade.
A APAE também marcou presença com uma participação importante: Mara Jaqueline Utzig, contadora da instituição, foi palestrante durante o evento, abordando temas relevantes como direitos trabalhistas. “Foi um momento muito enriquecedor para todos nós, profissionais. As palestras foram bem organizadas e diversificadas, proporcionando a troca de experiências e novos conhecimentos que aplicaremos no dia a dia com nossos educandos”, reforçou Leoni Buss.
Importância do congresso para o futuro das Apaes
O congresso teve como foco ampliar o diálogo sobre as melhores práticas no atendimento à pessoa com deficiência e destacar a importância da inclusão e do respeito aos direitos desse público. Paulo Sérgio Suldóvski, presidente do Conede/SC, e outros representantes da área discutiram a adesão ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, conhecido como Novo Viver Sem Limite, que busca fortalecer as políticas públicas para essa população.
O evento também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), reforçando o compromisso de Santa Catarina em promover a inclusão das pessoas com deficiência por meio de políticas eficazes e adaptadas às necessidades contemporâneas.
Para a APAE de Pinhalzinho, a participação no congresso trouxe não apenas novas ideias e estratégias, mas também a possibilidade de reafirmar seu compromisso com a qualidade no atendimento e na promoção da autonomia das pessoas com deficiência.
Deixe seu comentário