logo RCN
Saúde do Oeste

Governo do Estado abre cinco novos leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste

  • Foto: Divulgação Ascom/SES/SC -

O Estado de Santa Catarina passou a ter 163 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs)

O Governo do Estado segue atuando para fortalecer e ampliar a rede de atendimento da saúde pública. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes pediátricos no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, nesta sexta-feira, 12. Agora, o Estado passa a ter 163 novos leitos de UTI, mais próximo da meta atual de 188 leitos, somados aos já existentes.

 

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou o compromisso da gestão em reforçar a assistência à saúde em todo o estado, agora com a região Oeste recebendo novos leitos. “Seguimos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da conveniada. As parcerias com os hospitais e as Secretarias Municipais de Saúde são fundamentais para garantir o atendimento pleno aos pacientes graves e acesso amplo aos serviços de saúde, cumprindo a determinação do governador Jorginho Mello que é ampliar os atendimentos e encurtar distâncias”, afirma.

 

Para garantir o pleno funcionamento dos leitos, o Estado vai custeá-los integralmente até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Será repassado R$1,2 mil por leito de UTI SUS vago ou não e, no caso do leito ocupado, o valor sobe para R$1,8 mil.

 

Os novos leitos estão distribuídos entre neonatais (53), pediátricos (46) e adultos (64). Eles foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses, abrangendo Araranguá, Blumenau, Brusque, Itajaí, Lages, Mafra, São José, Sombrio, Caçador e Chapecó.


A iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando não apenas a ampliação do suporte a pacientes críticos, mas também impulsionando a realização de cirurgias eletivas.

 

Ainda, para o mês de abril e maio, está prevista a entrega de mais 10 leitos de UTI em Joaçaba e 15 no município de Lages. Com a abertura de todos esses leitos, a SES ultrapassa a meta estipulada inicialmente (170) e poderá chegar a 188 novos leitos, adicionados à estrutura existente, garantindo o atendimento pleno aos pacientes graves e acesso amplo aos serviços de saúde.


Veja onde estão localizados os novos leitos de UTI:

Extremo Sul Catarinense

Araranguá: 8 leitos neonatais no Hospital Regional Affonso Guizzo
Sombrio: 10 leitos pediátricos e 8 leitos para adultos no Hospital Dom Joaquim

Vale do Itajaí

Blumenau: 2 leitos neonatais no Hospital Santa Catarina e 10 neonatais no Hospital Santo Antônio.
Brusque: 21 leitos pediátricos, 10 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Imigrantes; além de 6 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Azambuja.

Foz do Rio Itajaí

Itajaí: 20 leitos para adultos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, além de 10 leitos pediátricos no Hospital Pequeno Anjo.

Serra Catarinense

Lages: 6 leitos neonatais no Hospital Tereza Ramos.

Planalto Norte

Mafra: 1 leito neonatal no Hospital Maternidade Catarina Kuss e 8 leitos para adultos no Hospital São Vicente.

Grande Florianópolis

São José: 10 leitos neonatais no Hospital Regional de São José.

Meio Oeste

Caçador: 8 leitos para adultos no Hospital Maicé.

 
Grande Oeste 


Chapecó: 5 leitos pediátricos no Hospital Regional do Oeste.

Fonte: Por ASCOM | SES | Governo de SC | ACN

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves Anterior

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves

Veículo ultrapassa viatura e acaba guinchado Próximo

Veículo ultrapassa viatura e acaba guinchado

Deixe seu comentário