logo RCN
Reforma tributária

Entenda as mudanças obrigatórias na NFS-e com a Reforma Tributária

A Sala do Empreendedor de Pinhalzinho está orientando todos os prestadores de serviço que utilizam o sistema municipal de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) sobre as mudanças obrigatórias que se aproximam.

As adequações são exigidas pela implementação da Reforma Tributária do Consumo (EC nº 132/2023 e LC nº 214/2025). Embora Pinhalzinho mantenha seu sistema próprio, ele precisa estar totalmente integrado ao Padrão Nacional da NFS-e e ao Ambiente de Dados Nacional.


Quem precisa se adaptar?

O comunicado é direcionado a todos os prestadores de serviço que emitem nota pelo sistema do município, como:

  • Médicos e psicólogos.
  • Mecânicos e eletricistas.
  • Profissionais da construção civil.
  • Empresas de conserto e manutenção.
  • Demais prestadores de serviço em geral.

Atenção: Os Microempreendedores Individuais (MEIs) não fazem parte deste grupo, pois emitem a NFS-e exclusivamente pelo Portal Nacional.


O cronograma das mudanças na emissão

As alterações serão implementadas em duas etapas cruciais que exigem atenção dos prestadores e das empresas de software:

  1. A partir de 1º de dezembro de 2025:
  2. Um Serviço por Nota: Cada NFS-e deverá conter apenas um item da Lista de Serviços.


  3. A partir de 1º de janeiro de 2026:
  4. Novo Padrão de Serviços: Uso obrigatório da Lista de Serviços desdobrada (ex.: migração de 1.01 para 1.0101).

    Inclusão de Campos Tributários: Implementação dos novos campos referentes ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços), como CST e cClassTrib.

Os prestadores continuam a emitir a NFS-e pelos mesmos canais: o Portal e o Webservice (para empresas com sistema próprio de emissão).


Suporte e atendimento centralizado

As Notas Técnicas de Adaptação que detalham as exigências estão disponíveis para consulta no portal da IPM. Em caso de dúvidas técnicas, o suporte atende pelo e-mail: atende.fiscal@ipm.com.br.

Outra novidade importante é a centralização total do atendimento relacionado a NFS-e, alvarás e orientações para pessoas jurídicas na Sala do Empreendedor. Esta mudança visa facilitar o acesso e oferecer mais agilidade no atendimento de empresas de todos os portes.


Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

EMEF José Theobaldo Utzig realizará bazar com produtos apreendidos da Receita Federal Anterior

EMEF José Theobaldo Utzig realizará bazar com produtos apreendidos da Receita Federal

Suzana Knorst: O novo olhar na tradição familiar Próximo

Suzana Knorst: O novo olhar na tradição familiar

Deixe seu comentário