logo RCN
Empreendedorismo feminino

Suzana Knorst: O novo olhar na tradição familiar

A sucessora da Ótica Pérola de Pinhalzinho equilibra o legado de 40 anos e dá o toque feminino para o futuro do negócio

A Joalheria e Ótica Pérola foi iniciada pelo pai de Suzana Knorst, Gerônimo Knorst, em meados de 1982, inicialmente como joalheria, incorporando a ótica posteriormente. Suzana Knorst, sócia-proprietária, cresceu dentro do negócio e assumiu o comando após o incentivo do pai. Embora sua paixão inicial fosse a ciência da computação, ela buscou formação em Optometria e posteriormente em técnico em ótica para dar continuidade à empresa.

O desafio da sucessão foi lidar com o trabalho em família, encontrando o equilíbrio entre as ideias novas e as práticas já estabelecidas. Suzana ressalta que hoje a relação é pautada pelo profissionalismo na loja, separando os papéis de pai e filha da porta para fora.

Nova visão, mesmos princípios

A presença feminina de Suzana trouxe uma inovação necessária, introduzindo um toque mais clean e delicado ao negócio. Seus princípios de atendimento são o grande diferencial: utilizar o conhecimento (incluindo o de optometria) para orientar o cliente, garantindo que a venda seja feita de acordo com as necessidades e não apenas pelo ganho imediato.

“O que eu aprendi tanto com o pai quanto com a mãe, é nunca, nunca fazer uma venda por fazer, pra ganhar dinheiro. Não. A venda tem que ser feita de acordo com as necessidades do cliente, porque a gente não busca ter o cliente uma vez só na vida, e sim constantemente."

Coragem para empreender

A empresária, cuja loja está na mesma localização há mais de 40 anos, está em fase de transformação do espaço, com previsão de reabertura em 6 de dezembro. Para Suzana, empreender é um desafio gigantesco, mas necessário. Ela encoraja outras mulheres e aspirantes a empreendedores a tentarem, mesmo que não seja fácil. "Empreender, às vezes, é tu sair um pouquinho da tua zona de conforto, é tu buscar um pouco a mais para a tua vida"

"Se eu conseguir, se muitas mulheres aqui da cidade conseguiram, por que você não pode? "

Publicado por Gabrieli de Souza

Publicado por Gabrieli de Souza

Suzana Knorst: O novo olhar na tradição familiar Anterior

Suzana Knorst: O novo olhar na tradição familiar

Sala do Empreendedor realiza palestra: “Sou Mulher Empreendedora e Muito Mais”, Próximo

Sala do Empreendedor realiza palestra: “Sou Mulher Empreendedora e Muito Mais”,

Deixe seu comentário