logo RCN
 Cooperativismo em Ação

Pinhalzinho se prepara para celebrar o Dia do Cooperativismo

  • Divulgação -

Reconhecido pela ONU, o cooperativismo mundial ganha destaque em 2025 como pilar de um futuro mais justo

No primeiro sábado de julho, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, movimento que já reúne cerca de 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países e completa 180 anos de história em 2025. Neste ano, a data ganha ainda mais relevância: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, em reconhecimento ao papel transformador dessas organizações na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

É uma valorização expressiva para um modelo econômico e social que prega — e cumpre — entre seus sete princípios, o compromisso com o desenvolvimento das comunidades. Estudos mostram que municípios com presença ativa de cooperativas apresentam Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) superiores à média nacional.

Para marcar essa data tão significativa, o Sicoob Creditaipu promove neste sábado (5) uma mateada especial na Praça do Lago, em Pinhalzinho, das 14h às 18h. A programação, gratuita e aberta à comunidade, inclui pipoca, brinquedos infláveis, pintura facial, contação de histórias e muita energia positiva para toda a família.

O evento integra as comemorações do Coops Day, celebrado internacionalmente para reconhecer a contribuição das cooperativas ao desenvolvimento econômico e humano. Em 2025, o tema global é “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”, alinhando-se ao propósito da ação em Pinhalzinho.

Durante a tarde, os participantes poderão compartilhar chimarrão, aproveitar os espaços de lazer e vivenciar de forma prática os princípios do cooperativismo, como a solidariedade, a inclusão e o trabalho conjunto. O Sicoob Creditaipu reforça que menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

A iniciativa conta com o apoio do Sescoop/SC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, reforçando o compromisso com a educação, a cultura e a participação comunitária.

— Acreditamos que o cooperativismo começa em pequenos gestos e se fortalece em momentos como esse, que promovem união, alegria e cooperação — ressalta a equipe organizadora.

A expectativa é de que o evento reúna um grande número de famílias e contribua para fortalecer os laços comunitários em um clima de celebração e pertencimento.

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Pinhalzinho se prepara para celebrar o Dia do Cooperativismo Anterior

Pinhalzinho se prepara para celebrar o Dia do Cooperativismo

Aurora Coop adquire Gran Mestri e entra no segmento de queijos especiais Próximo

Aurora Coop adquire Gran Mestri e entra no segmento de queijos especiais

Deixe seu comentário