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Representantes de Pinhalzinho participam da II Jornada de Educação Infantil em Frederico Westphalen

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Divulgação Carmen Fiorini -
Evento regional reúne especialistas e inspira profissionais
Frederico Westphalen foi palco, na sexta-feira (4), da II Jornada de Educação Infantil, que reuniu profissionais de toda a região em torno do tema “O tempo da infância é o aqui e o agora! E pede por nossa responsabilidade”. Pinhalzinho esteve representado no evento pela secretária de Educação, Carmen Fiorini, pela diretora de Ensino da Educação Infantil, Nádia Brizolla, e por todas as coordenadoras da área no município.
O encontro proporcionou uma rica troca de experiências e reflexões sobre o papel do adulto no desenvolvimento integral da criança, destacando a importância da escuta sensível, do acolhimento e da responsabilidade nas práticas educativas voltadas à primeira infância. Entre os palestrantes convidados, dois nomes de destaque na área da educação infantil marcaram presença. A professora Cecília Antipoff encantou o público ao compartilhar sua trajetória de vida e atuação na área, conectando teoria e prática de forma envolvente e humanizada. Já o professor Paulo Sérgio Fochi trouxe contribuições valiosas a partir de sua vasta experiência e estudos sobre infância, provocando reflexões profundas sobre as práticas cotidianas nas escolas.
A programação também contou com a participação da nutricionista Mariana Balestrin, que abordou a importância da alimentação saudável desde os primeiros anos de vida. Ela alertou para os riscos de generalizações no que se refere à seletividade alimentar, como associar de forma automática esse comportamento ao autismo. Mariana ressaltou que cada criança possui necessidades singulares, e que o olhar atento e individualizado deve ser prioridade.
Um dos pontos centrais debatidos na jornada foi o papel do adulto como referência para as crianças. Questões como “Será que damos o exemplo do que pedimos?” e “Sob qual ótica avaliamos as crianças?” foram levantadas para provocar uma revisão das práticas pedagógicas. Em vez de rotular comportamentos como “dificuldades”, a proposta é perguntar: “Qual é a necessidade dessa criança neste momento?”.
A participação na II Jornada de Educação Infantil renovou o compromisso das profissionais de Pinhalzinho com uma educação mais humana, acolhedora e atenta às reais necessidades da infância. As reflexões e aprendizados vivenciados durante o evento chegam como inspiração para qualificar ainda mais as práticas pedagógicas no município, fortalecendo o papel da escola como espaço de escuta, respeito e desenvolvimento integral das crianças.
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