| Léo Clube Ômega Pinhalzinho promove campanha de arrecadação de materiais escolares
Projeto de hidroterapia da APAE de Pinhalzinho potencializa reabilitação de alunos com TEA
Iniciativa viabilizada via FIA e BRDE utiliza o meio líquido para estimular coordenação, equilíbrio e autonomia de crianças e adolescentes.
A APAE de Pinhalzinho-SC celebrou os excelentes resultados de um projeto que uniu saúde e ludicidade. Desde abril de 2025, o projeto "Explorando os efeitos da hidroterapia para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” tem mostrado que o ambiente aquático é um aliado poderoso no desenvolvimento físico e emocional.
Sob a orientação de um fisioterapeuta, com uma carga horária de 16 horas semanais, os alunos participaram de atividades que vão muito além do simples contato com a água. O foco foi a reabilitação funcional por meio de:
Treino de marcha e equilíbrio: Desafios em meio líquido para melhorar a postura.
Fortalecimento muscular: Exercícios de resistência na água.
Estímulos sensoriais: Atividades em grupo e jogos interativos.
Foco na autonomia: Incentivo ao aprendizado de vestir-se e tomar banho sozinhos.
A equipe técnica destaca que o trabalho em diferentes planos de movimento (sagital, frontal e transverso) estimulou o planejamento motor e a noção espacial dos educandos. Na prática, isso se traduz em mais segurança para caminhar, interagir e realizar tarefas do dia a dia.
Parcerias e Solidariedade
A iniciativa foi viabilizada pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Pinhalzinho, com a importante parceria do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Você também pode ajudar!
Sabia que você pode fortalecer projetos como este sem gastar nada a mais? No momento da sua declaração de Imposto de Renda, é possível destinar parte do imposto devido diretamente para a APAE.
Dúvidas? Fale com seu contador ou entre em contato com o Setor de Projetos da APAE de Pinhalzinho.

Deixe seu comentário